Portugal Ventures sai da Zaaks e do Mercadão e investe em 4 novas start-ups

A Zaask e o Mercadão deixam de fazer parte da lista de investidas da Portugal Ventures. Por outro lado, a sociedade de capital de risco integrou quatro novos projetos.
O exit de duas start-ups para multinacionais e quatro novos investimentos são as mais recentes novidades da Portugal Ventures (PV). A sociedade de capital de risco anunciou esta manhã o desinvestimento em duas das start-ups do seu portefólio: a Zaask, adquirida pela Worten (empresa de retalho de eletrónica do Grupo SONAE), e no Mercadão, pela Glovo.
A Zaask, marketplace para a contratação de serviços, no qual se destacam serviços para a casa, era investida pela Portugal Ventures desde 2013. Já o Mercadão foi investido pela PV em novembro de 2019, sendo agora comprada pela plataforma de entregas personalizadas de origem espanhola.
“Estes eventos de exit são o melhor reconhecimento da qualidade e potencial do novo ecossistema empresarial português e dos seus participantes, com destaque aos seus fundadores. Os clientes destas empresas reconhecem diariamente as propostas de valor proporcionadas, pelo acesso cómodo a serviços especializados e a produtos de consumo como mercearia, disponibilizados à porta ou nas suas casas, tendência de consumo que se acentuará”, explicou João Pereira, diretor da Unidade de Investimento de Digital da Portugal Ventures.
Paralelamente a estas operações, a PV realizou quatro investimentos: na TAIKAI (digital); na Reckonai e na Watgrid (Engenharia & Indústria), e na Sleep&Nature (turismo), que totalizam 2 milhões de euros investidos. Refira-se que, desde o início deste ano, a Portugal Ventures já investiu 8.6 milhões de euros em 47 novas start-ups.
Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures, frisou que os novos investimentos “estão perfeitamente alinhados com a estratégia da Portugal Ventures, ao investir em soluções resultantes de R&D, tecnológicas e escaláveis, desenvolvidas por equipas coesas e altamente motivadas. Estes novos investimentos são resultado de uma forte ligação com a nossa rede de parceiros de capital, que permite uma maior dinamização da atividade de coinvestimento em Portugal”.
Os quatros reforços:
A TAIKAI é um marketplace de talento para ligar criadores e empresas através do crowdsourcing de soluções para os seus desafios, utilizando como uma ferramenta para testar e validar novas ideias, produtos e talento globalmente. Apelidam-se de “o Tinder para a inovação e busca de talento”. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).
A Reckonai desenvolve soluções de automatização e digitalização do processo de compra no setor do retalho com recurso a AI e Computer Vision, permitindo aos retalhistas e outras áreas criarem novos modelos de negócio. Esta solução permite uma experiência completa de compra e pagamento ‘grab and go’. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).
A Watgrid é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a digitalização de processos em indústrias relacionadas com líquidos. Através da marca WINEGRID especializada na indústria vitivinícola, a empresa tem estado na dianteira da transformação digital deste setor ao disponibilizar para o mercado soluções no processo de vinificação e já é usada por alguns dos maiores produtores de vinho em todo o mundo. Este investimento resulta da iniciativa “Operação Follow-ons” (anunciada em maio de 2020).
A Sleep & Nature está a desenvolver um hotel de quatro estrelas localizado em Montemor-o-Novo, cujo o objetivo é fomentar o equilíbrio entre a natureza envolvente e importância de transferir esse equilíbrio para o nosso corpo. O projeto alia o turismo e o wellness holístico e tem como missão trabalhar as perturbações do sono, stress e retoma de equilíbrio. Este investimento resulta da iniciativa “3ª Edição Call Tourism”.