Portugal Agora organiza conferência para debater aprendizagens e competências para o futuro

A conferência Aprender@PT – Da Inovação às Aprendizagens irá decorrer no dia 7 de maio, pelas 17h30, em Lisboa, e pretende discutir os desafios da educação. Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, é um dos nomes já confirmados.

A plataforma Portugal Agora organiza no próximo dia 7 de maio, a partir das 17h30, no Lux Lisboa Park Hotel, a Conferência Aprender@PT – Da Inovação às Aprendizagens. No evento serão debatidos os desafios e propostas de resposta para a educação e desenvolvimento de competências em Portugal. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia através do email eventos@portugalagora.com.

Neste evento, que conclui a primeira fase do projeto Aprender@PT, o objetivo é formular soluções para passar da estratégia à ação neste trajeto, que tem como base o foco nas aprendizagens, como ponto de partida, e não no “sistema de educação”, que deve ser uma consequência, explica o Portal Agora em comunicado.

A iniciativa tem como meta elencar medidas que podem acelerar esta transformação em Portugal e coloquem o capital humano no centro de uma visão para o século XXI, numa agenda a executar em Portugal pelos setores público, privado e social, com uma perspetiva de cooperação intersectorial.

João Trigo, do Colégio Efanor – Fundação Belmiro de Azevedo, Marco Gomes, da direção Regional de Educação – Madeira, Natacha Pereira, da Lisbon Digital School, Nuno Piolty de Almeida, da Samsung Electronics, e Pedro Santa Clara, da 42 Lisboa, são os oradores já confirmados. O encerramento estrará a cargo de Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa.

A plataforma Portugal Agora, que ambiciona ter influência e impacto e assenta no pressuposto de pensar o país a médio e longo prazo, recolheu, no âmbito do “Aprender@PT”, contributos de especialistas nacionais e internacionais para formar as propostas e construir esta agenda para o futuro. Alguns destes contributos serão discutidos nesta conferência.

“Este evento pretende fazer uma análise prospetiva e apresentar propostas para um novo paradigma de Aprendizagem”, diz Carlos Sezões, presidente da plataforma Portugal Agora, referindo-se à importância de “dotar as crianças, jovens e adultos das capacidades (pessoais, sociais) que lhes permitam, por um lado, uma saudável inserção e construção de valor na sociedade, e, por outro, competências para enfrentarem os desafios do trabalho deste século XXI”.

Comentários

Artigos Relacionados