Como dizer ao seu chefe que está infeliz no trabalho e não ser despedido

Acordar de manhã para ir para o trabalho é um martírio? Os dias parecem não ter fim e não se consegue concentrar? Se respondeu sim, então não está feliz. Saiba como dizer ao seu chefe como se sente e não ser despedido.

Mesmo que goste daquilo que faz, haverá sempre momentos em que vai se sentir insatisfeito. Se está infeliz no trabalho, saiba que não está sozinho. De acordo com o relatório de 2022 da empresa norte-americana Gallup, 19% dos funcionários afirmam estar infelizes e 60% dizem sentir-se desmotivados nas suas funções e responsabilidades.

Muitos colaboradores acabam por não comunicar os seus problemas à chefia, o que pode levar a que se despeçam ou que sejam despedidos. Mas a verdade é que os empregadores não querem perder trabalhadores dedicados.

A pensar em quem está infeliz no local de trabalho, Nahla Davies, engenheira de software, partilha na Fast Company dicas que vão ajudar a comunicar à chefia o que está a sentir e a não ser despedido.

Quando falar
O momento certo faz toda a diferença. Comunicar ao seu superior que está infeliz não é fácil. Por isso, é melhor evitar dias muito ocupados ou com um grande volume de tarefas. Ter uma discussão produtiva sobre um assunto delicado será mais fácil quando o seu chefe estiver menos stressado.

Dizer ao seu chefe que precisa de falar com ele, vai ajudá-lo a preparar-se para processar informações que podem não ser confortáveis de digerir.

O que dizer
Planear o que dizer vai ajudá-lo a manter o foco nos principais problemas e a evitar que deixe escapar algo devido à emoção.

Nahla Davies deixa ainda dicas para comunicar eficazmente com o seu chefe.

1. Anote os principais tópicos da conversa
Escreva o que quer dizer e as respostas que pode receber. Dessa forma, sentir-se-á preparado para reagir, independentemente do que possa ouvir. Escrever pontos chave pode ajudar a manter a sua linha de raciocínio.

2. Fique calmo
Mantenha a calma para conseguir expressar as suas emoções de maneira saudável. Não deixe que a sua irritação ou frustração o prejudiquem. Tenha atenção à sua postura corporal, para não parecer agressivo ou chateado. Mantenha-se positivo.

3. Explique por que não está feliz
Exponha os seus principais argumentos de forma clara e respeitosa, sem culpar ninguém. No entanto, seja o mais específico que puder, a fim de detalhar o que está a impedi-lo de trabalhar da melhor maneira possível.

4. Proponha uma solução
Focar apenas no lado negativo não é produtivo. Tente equilibrar as suas frustrações, expressando também soluções que acha que podem ser eficazes. Esta atitude mostra que deseja fazer parte da solução.

5. Tenha o poder de ouvir
Depois de explicar o que está a acontecer e por que não está mais feliz no trabalho, ouça. O seu chefe provavelmente terá perguntas, explicações, e talvez até algumas soluções a fazer-lhe.

Se ele não tiver muito a dizer, pergunte se tem alguma ideia para partilhar. Assim que a conversa terminar, mostre que está a ouvi-lo e que quer implementar as correções que discutiram.

Comentários

Artigos Relacionados