Porsche investe mais 150 milhões em start-ups

O plano de investimentos da Porsche para os próximos cinco anos envolve uma verba de 150 milhões de euros para start-ups.

Cerca de 150 milhões  de euros é a verba que a Porsche vai canalizar para atividades de capital de risco nos próximos cinco anos, divulgou a empresa em comunicado. A fabricante de veículos topo de gama quer, assim, assegurar o acesso a novas tecnologias e novos modelos de negócio. Os investimentos ficam a cargo da Porsche Ventures e estarão focados em negócios relacionados com a experiência do cliente, mobilidade e estilo de vida digital, assim como tecnologias futuras como a inteligência artificial, blockchains e realidade virtual e aumentada. Através das atividades em capitais de risco, a empresa procura investir em novas empresas que estejam em fases iniciais e de crescimento.

Lutz Meschke, vice-presidente e membro do conselho executivo de finanças e IT na Porsche AG,  explicou que para a empresa continuar a construir o sucesso de que tem desfrutado ao longo dos últimos anos, deve alterar o seu modelo de negócio. “A Porsche sempre foi pioneira na indústria automóvel. Até à data, a inovação foi levada até um patamar elevado pela tecnologia e com fortes ligações às nossas competências principais. Em alguns casos, as mudanças agora necessárias estão associadas a temas além dos nossos principais campos de conhecimento. Com isto em mente, é essencial construir um forte ecossistema com parceiros competentes”, afirmou no referido comunicado,

Um dos últimos investimentos realizados pela Porsche Ventures foi uma participação minoritária na Gapless, uma start-up, baseada em Berlim, que permite que os clientes façam a gestão digital dos seus veículos antigos, como o histórico, e partilhem a informação com outros utilizadores num formato seguro que previne a falsificação.

A Porsche Ventures investiu igualmente na empresa de tecnologia WayRay. Trata-se de uma start-up sedeada em Zurique que desenvolve e produz tecnologias holográficas e de realidade aumentada para sistemas head-up display e que está a trabalhar na possibilidade de integrar objetos virtuais na experiência de condução. A Porsche também mantém participações como investidor estratégico nas start-ups Anagog, Miles e home-iX, assim como na empresa de tecnologia e automóveis desportivos Rimac.

A par dos investimento diretos, a fabricante alemã também investe em fundos de capitais de risco, bem como em e.ventures na Europa e nos EUA, como os fundos Magma e Grove, em Israel.

Comentários

Artigos Relacionados