População sul-coreana vai testar moeda digital em 2024
A Coreia do Sul está a planear um projeto-piloto para testar a utilização de moeda virtual junto da população já no próximo ano.
O governo da Coreia do Sul vai realizar um projeto piloto de utilização de dinheiro virtual que envolverá cerca de 100 mil coreanos. Prevista para o próximo ano, a iniciativa, de acordo com o o South China Morning Post, será desenvolvida pelo Banco da Coreia (BOK) conjuntamente com várias autoridades financeiras do país. Envolve a emissão de tokens que, posteriormente, poderão ser usados pela população para comprar bens.
O projeto piloto incidirá num total de 100 mil pessoas, previamente selecionadas pelos bancos comerciais, que irão usar os tokens de depósito emitidos por estes num formato semelhante a vouchers, mas que só poderão ser usados para fins específicos, já que, por exemplo, não será permitido fazer transferências pessoais
A par deste teste, as autoridades coreanas revelam ainda que também estão a proceder a testes para avaliar a viabilidade e eficácia da emissão e distribuição das CBDC (a moeda digital de banco central) para usos diversos. De acordo com o South China Morning Post, o Banco Central da Coreia do Sul está a equacionar a colaboração com a Bolsa do país para integrar a moeda digital num sistema de simulação para o comércio de emissões de carbono.