Os primeiros sinais de que a sua start-up será bem-sucedida
Mesmo que as primeiras fases de arranque de um negócio não tenham percalços e tudo corra sobre rodas, ainda assim é normal questionar-se se estará no caminho certo.
É fundamental visualizar a concorrência que está no seu encalço, tal como é importante estar focado na realidade, reconhecer os sinais de sucesso e replicar as estratégias que produziram esse sucesso. Comece por identificar os sinais de que a sua start-up está no bom caminho para conseguir um sucesso de longo prazo.
Uma estratégia clara
Muitas vezes, uma “ideia genial” não o era numa primeira fase. A maioria das pessoas conhece a Uber como uma aplicação que permite aceder a um transporte, mas a primeira aparição da empresa foi apenas mais um serviço de “carros” em São Francisco, com um toque tecnológico chamado UberCab.
Hoje em dia, o Airbnb é conhecido por “vender” quartos por um curto período de tempo, mas a ideia original ainda é preservada no seu nome: Airbed and Breakfast. Hoje, os utilizadores do Airbnb não esperam que o pequeno almoço faça parte da sua experiência. O Airbnb usou o feedback que foi tendo para mudar para o que fazia mais sentido, e não para manter o que era a sua “ideia original”. Isso requer visão, mas também é preciso humildade. Por isso, deixe a sabedoria do mercado guiá-lo.
Os consumidores encontram-no primeiro
Muitas vezes é através de amigos que nos chegam as notícias de novos negócios. Entusiasmados porque conheceram, ou experimentaram, um projeto, produto ou serviço que adoraram, partilham a novidade com quem os rodeia. Falam do projeto, se for o caso, enviam-nos links para consultarmos, aconselham as melhores opções, etc, etc…
Regra geral, a recomendação leva a uma “visita” ao site ou aplicação da empresa. Por isso, se conquistou a atenção dos consumidores a este nível é sinal de que o mercado (a começar pelos consumidores que partilham com os amigos), está a validar o seu projeto, o que é um excelente sinal. O mercado nem sempre sabe o que quer, mas sabe do que gosta quando o vê, e os meios sociais facilitam a disseminação de boas ideias e empresas todos os dias.
Parte de qualquer lançamento bem-sucedido é pensar consistentemente no utilizador final e colocar o seu produto ou serviço no seu mundo o mais rápido possível.
Cash flow positivo
Se encontrou uma solução inicial para o velho problema de gastar menos do que ganha, está no bom caminho para crescer com responsabilidade a partir de uma posição de força, em vez de começar irresponsavelmente numa posição de desespero. Não permita que uma estratégia de “conquistar clientes agora e pensar nos lucros depois”, mine o início da sua start-up. Mantenha a “matemática” perto de si.
Uma grande equipa
Uma alta rotatividade nas equipas é um sinal claro de que sua empresa está com problemas. Já o oposto, uma grande retenção, em parte pelo facto de ter as pessoas certas nos lugares certos, é um sinal de que sua empresa está a prosperar.
Funcionários empenhados no projeto não saem das empresas e esse empenhamento e entusiasmo são contagiantes, especialmente nos primeiros dias. Esse envolvimento é alimentado pela transparência e pela comunicação – e não apenas pelas ferramentas tecnológicas que usa diariamente – mas também pelas reuniões regulares com todos os membros da equipa.
Partilhe suas vitórias e seja honesto com as derrotas, enquanto continua a perguntar e a ouvir. A interação é um processo externo e interno. À medida que sua empresa cresce e se desenvolve, os desejos e as ambições da equipa também aumentarão. Certifique-se de que está a prestar-lhe, pelo menos, tanta atenção quanto aos clientes, se não mais. Porque é tão simples quanto isto: se não tiver a equipa certa, não conseguirá conquistar clientes.
Focado no porquê
São aquelas empresas que articulam claramente o seu “porquê” e o revelam em todos os níveis da organização, que captam a imaginação da equipa e dos seus clientes. Um alinhamento do porquê, da razão de ser para a realização de determinadas ideias ou projetos, ajuda a manter a equipa focada. Se há um claro “porquê”, segue-se naturalmente uma estratégia, que se quer alinhada com a rentabilidade.
Embora qualquer um destes sinais seja positivo, se algum deles estiver em falta, especialmente o cash flow e a equipa, é importante manter a prioridade máxima nessas áreas. O sucesso constrói-se através da intencionalidade e estes são pilares essenciais.