Os livros de economia e negócios que marcaram 2022, mas que ainda pode ler este ano

Inovação, tecnologia, ciência ou trabalho foram alguns dos temas dos livros que marcaram 2022. Selecionamos 10 títulos que está sempre a tempo de ler.

As listas dos melhores livros de 2022 no âmbito da economia e negócios reúnem sempre uma diversidade de títulos, de muitos setores de atividade, o que torna muitas vezes o processo de seleção difícil. Para identificar aquelas que foram as obras mais marcantes do ano passado, partimos das referências apresentadas pela Bloomberg e pelo de The Economist e juntamos uma dezena de obras que este ano ainda podem fazer parte da sua lista de leituras.

Inteligência artificial, venture capital e os seus efeitos na economia, a saúde mental ou a história das corporações são alguns dos temas centrais dos livros que marcaram o ano que passou.

The Voltage Effect, de John List
Como fazer com que uma grande ideia se transforme num negócio de escala, capaz de impactar o mundo? Recorrendo à ciência, ao humor e a dicas práticas, o autor deste livro apresenta caminhos e ensina em que alturas desistir é a opção certa.

Money Men, de Dan McCrum
O jornalista do Financial Times, Dan McCrum, conta a história da Wirecard, empresa alemã que chegou a ser considerada uma das mais promissoras na área da tecnologia na cena europeia.

Chip War, de Chris Miller
O livro mostra como forças económicas, geopolíticas e tecnológicas moldaram a indústria dos semicondutores, essenciais para a vida moderna.

Butler to the World, de Oliver Bullough
O livro mostra como o Reino Unido se tornou o lar de oligarcas, cleptocratas e gangsters.

Power Failure, de William Cohan
A história da General Electric, fundada em 1892, é o mote de livro que mostra como pessoas brilhantes podem construir um negócio de sucesso, mas também trazer vulnerabilidades para a companhia.

Slouhing Towards Utopia, de J. Bradford DeLong
Analisa as conquistas e fracassos do século 20, dentro do contexto económico da época, e mostra o que deve ser feito para evitar catástrofes no futuro.

The Equality Machine, de Orly Lobel
A inteligência artificial pode ter vieses perigosos, mas a solução, explica o autor, não está em atacar a tecnologia, mas em acelerar o seu avanço para que esses defeitos sejam sanados.

The Power Law, de Sebastian Mallaby
O livro conta a história do venture capital, mostrando como ideias poderosas, empresas disruptivas e pessoas inovadoras mudaram o mundo.

The Lego Story, de Jens Andersen
O autor mostra a evolução da marca, reforçando a importância de uma cultura que evita a complexidade para se manter fiel a um propósito simples.

Healing: Our Path From Mental Illness to Mental Health, de Thomas Insel
O psiquiatra, que já foi diretor no National Institute of Mental Health, nos Estados Unidos, discute os melhores caminhos para resolver a crise de saúde mental pós-pandemia.

Comentários

Artigos Relacionados