Se gosta de passeios de bicicleta estas são as cidades mais bike friendly do mundo

O Global Bicycle Cities Index selecionou as cidades mais bike friendly do mundo. No top 10 estão nove cidades europeias. Lisboa ocupa a 63.ª posição do ranking.

Numa altura em que os meios de transporte alternativos aos veículos automóveis são cada vez mais uma tendência para tentar reduzir as emissões de carbono e os Governos investem mais em ciclovias para incentivar as pessoas a abandonar o uso de carros, o recurso a bicicletas em ambiente urbano como meio de transporte ganha adeptos de dia para dia.

Em algumas cidades da Alemanha ou Países Baixos, entre outras, essa realidade já faz parte do quotidiano dos cidadãos, mas a verdade é quem nem todas as cidades estão preparadas para acolher os ciclistas.

A pensar nos adeptos do ciclismo, o Global Bicycle Cities Index deste ano voltou a listar as cidades “mais amigas” das bicicletas, um trabalho desenvolvido pela seguradora digital Luko. A análise envolveu um total de 90 cidades a nível mundial e teve como critérios de avaliação aspetos como a percentagem de utilizadores de bicicletas, as condições climáticas, o índice de crimes e de segurança, as infraestruturas e as oportunidades de partilha de bicicletas.

Destaque para o facto das cidades europeias liderarem a lista, em parte devido à qualidade das ciclovias e à meteorologia já que são em maior número os dias com condições para usar a bicicleta. Refira-se que no total das 90 cidades contempladas no Global Bicycle Cities Index, Lisboa ocupa o 63.ª lugar.

Se está a pensar viajar e usar a bicicleta nas cidades a visitar, confira o Top 10 das mais bike friendly.

  1. Utreque, Países Baixos

No topo do ranking deste ano está a cidade holandesa de Utrecht que lidera o Global Bicycle Cities Index. A cidade teve a pontuação mais alta devido à extensa infraestrutura de ciclovias. No dia a dia, cerca de 51% da população usa bicicleta. 

  1. Munster, Alemanha

Embora mais de 39% dos moradores de Munster usem diariamente bicicletas como meio de transporte, esta cidade alemã tem uma taxa de mortes de ciclistas muito baixa. Regulamente, a cidade organiza eventos que promovem o ciclismo.

  1. Antuérpia, Bélgica

Apesar de não ter somado uma boa pontuação no que respeita a ciclovias, esta cidade portuária da Bélgica tem um bom desempenho no sistema de partilha de bicicletas. Também promove muitos eventos como o “domingo sem carros”. Duas vertentes que fazem de Antuérpia uma cidade amiga dos ciclistas.

  1. Copenhaga, Dinamarca

A ocupar a quarta posição do ranking, a capital dinamarquesa foi considerada segura para as bicicletas graças a uma baixa taxa de roubo e aos “dias sem carro” que realiza. Copenhaga está a investir significativamente em infraestruturas cicláveis e, apesar dos invernos rigorosos, a população continua a privilegiar este meio de transporte.

  1. Amesterdão, Países Baixos 

Amesterdão é o palco de mais de mil acidentes por 100 mil ciclistas, o que faz com que não esteja no topo do ranking, contra todas as expetativas. A má pontuação relativamente à segurança é o grande handicap desta cidade no que respeita aos ciclistas, que acaba por ter cinco vezes mais acidentes do que Copenhaga, por exemplo.

Utrecht
Munster
Copenhaga
Antuérpia
Amesterdão
Utrecht
  1. Malmö, Suécia

A qualidade das infraestruturas e os eventos regulares que promovem o ciclismo, são pontos a favor desta cidade sueca. Malmö também tem uma baixa de mortalidade por acidentes de bicicleta especialmente baixa.

  1. Hangzhou, China

Na sétima posição do Global Bicycle Cities Index surge, finalmente, uma cidade fora da Europa. O lugar pertence a Hangzhou, China, cidade que tem 30% de ciclistas entre a sua população e uma das pontuações mais altas no que respeita à partilha de bicicletas.

  1. Berna, Suíça

Novamente uma cidade europeia a marcar pontos entre as mais bike friendly, Berna. A capital suíça investiu muito em infraestruturas e tem pontuações particularmente altas no indicador relativo à partilha de bicicletas. A taxa de mortalidade entre os ciclistas é muito baixa.

  1. Bremen, Alemanha

Com uma configuração muito plana e ciclovias que cruzam a cidade e a ligam a outras localidades próximas, Bremen é outra cidade na lista dos apreciadores de bicicleta.

É também a primeira cidade alemã a abrigar uma “zona só de bicicletas” – no distrito de Neustadt – um bairro onde o limite de velocidade de 30 km/h e onde as bicicletas têm prioridade.

  1. Hanover, Alemanha

Hannover integra o top 10 do ranking deste ano graças à suas infraestruturas de qualidade para ciclistas e aos eventos que promovem o ciclismo, incluindo os “dias sem carro”. Os passeios de bicicleta são a melhor forma de visitar os extensos parques desta cidade alemã.

Malmo
Hangzhou
Hanover
Berna
Bremen
Malmo

 

Comentários

Artigos Relacionados