Os 10 unicórnios mais importantes da China

Todas estas empresas têm menos de uma década de história. Contudo, já contam com um valor de mercado superior a 1.000 milhões de dólares.

A China tinha 131 “unicórnios” com um valor total de 487.600 milhões de dólares (458.042 milhões de euros) no final do ano passado, segundo um grupo de especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia do país.

A maioria são empresas tecnológicas baseadas na inovação, com sede em Beijing, Shanghai, Shenzhen e Hangzhou, avança o relatório publicado pelo Centro de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia do Ministério.

O termo “unicórnio” refere-se às empresas privadas com pelo menos 10 anos de história e um valor de mercado superior a 1.000 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros).

O site AméricaEconomia partilhou os 10 “unicórnios” mais importantes do país.

10º. Cainiao (Rookie Logistics)

Esta empresa, focada no correio expresso, foi fundada conjuntamente pelo grupo Alibaba, o grupo Intime e outras importantes empresas de logística do país, em 2013. Hoje, mais de 70% dos serviços deste tipo na China são realizados por estes seis gigantes da logística.

Valor: 7.690 milhões de dólares (7.223 milhões de euros)
Indústria: Logística
Sede: Shenzhen

 

10º. Jiedaibao

Esta plataforma de empréstimos foi lançada pela empresa JD Capital em 2015 e permite aos seus utilizadores realizar empréstimos de forma anónima. Não obstante, requer que forneçam os seus nomes verdadeiros ao fazer transações.

Valor: 7.690 milhões de dólares (7.223 milhões de euros)
Indústria: Financiamento pela Internet
Sede: Beijing

 

9º. Koubei

Esta plataforma de comércio, fundada como uma joint venture entre a Alibaba e a Ant Financial, é um motor de busca que oferece informação sobre estilo de vida, restaurantes, entretenimento, compra e arrendamento de apartamentos, trabalho, viagens, entre outros.

Valor: 8.000 milhões de dólares (7.514 milhões de euros)
Indústria: Comércio eletrónico
Sede: Hangzhou

 

8º. Headlines Today

Jinri Toutiao, o nome original deste media na China, funciona através de uma app que fornece informação personalizada aos seus utilizadores, com base em dados recompilados com tecnologia de inteligência artificial. Um sistema que melhora continuamente, mediante a análise do conteúdo publicado e a interação das pessoas com as notícias publicadas.

Valor: 9.200 milhões de dólares (8.641 milhões de euros)
Indústria: Media
Sede: Beijing

 

7º. Dajiang Innovation (DJI)

Esta empresa de tecnologia é uma das mais importantes dentro do mercado de drones. A empresa comercializa máquinas pensadas para diferentes funções, desde fotografia e vídeo aéreo amador até estruturas especializadas para vigiar plataformas de voo e sistemas de propulsão.

Valor: 10.000 milhões de dólares (9.392 milhões de euros)
Indústria: Hardware inteligente
Sede: Shenzhen

 

6º. Dianping-Meituan

Esta plataforma é o maior sistema de entregas online a nível mundial, alcançando um total de 10 milhões de ordens diárias. Além disso, registou um total de 180 milhões de utilizadores ativos mensais e mais de 600 milhões de pessoas registadas em junho de 2016.

Valor: 18.000 milhões de dólares (16.906 milhões de euros)
Indústria: Comércio eletrónico
Sede: Beijing

 

5º. Lufax

Esta empresa, fundada em 2011, consiste numa plataforma de financiamento online por meio de empréstimos. Atualmente, a empresa está apostar em novos serviços com fundos de investimento e companhias de seguros. Até ao momento, a empresa já organizou mais de 200 mil  empréstimos peer-to-peer num total de 2,5 mil milhões de dólares (2,34 mil milhões de euros).

Valor: 18.500 milhões de dólares (17.377 milhões de euros)
Indústria: Finanças de internet
Sede: Shanghai

 

4º. Didi Chuxing

Esta empresa de transporte chinesa gere veículos e táxis de aluguer através de apps e smartphones. A empresa foi criada pela fusão das empresas rivais, Didi Dache e Kuaidi Dache, apoiadas pelos gigantes da Internet chinesa, Tencent e Alibaba, e estava valorizada em junho de 2016 em 26.000 milhões de dólares (24.421 milhões de euros).

Valor: 33.800 milhões de dólares (31.748 milhões de euros)
Indústria: Mobilidade e viagens
Sede: Beijing

 

3º. Ali Cloud

Esta empresa subsidiária do Alibaba Group conta com diferentes serviços tecnológicos para o mundo da cloud, incluindo soluções IaaS, PaaS, SaaS e de big data.

Valor: 39.000 milhões de dólares (36.633 milhões de euros)
Indústria: Serviços de computação em nuvem
Sede: Hangzhou

 

2º. Xiaomi

Esta empresa dedica-se ao desenho, desenvolvimento e venda de telefones inteligentes, apps e outros produtos eletrónicos (desde drones a lentes de realidade virtual). As suas vendas são realizadas unicamente pela internet e, no caso da nossa região [América Latina], só está disponível no Brasil.

Valor: 46.000 milhões de dólares (43.208 milhões de euros)
Indústria: Hardware móvel e inteligente
Sede: Beijing

 

1º. Ant Financial

Esta empresa, conhecida anteriormente como Alipay, é uma das múltiplas empresas afiliadas no grande grupo económico chinês Alibaba Group. Atualmente, funciona com o formato de pagamento eletrónico da empresa, mas também com o sistema de ranking de crédito da Zhima Credit.

Valor: 75.000 milhões de dólares (70.445 milhões de euros)
Indústria: Finanças de internet
Sede: Hangzhou

Comentários

Artigos Relacionados

Pedro Rocha Vieira, co-founder & CEO da Beta-i
Carlos Rocha, economista e ex-administrador do Banco de Cabo Verde