Os 10 destinos mais sustentáveis para visitar na Europa. Portugal está na lista!
Ranking de sustentabilidade da European Best Destinations para 2025 destaca os Açores como um dos destinos mais sustentáveis para visitar na Europa em 2025.
A necessidade de proteger o meio ambiente e de procurar opções sustentáveis pesa cada vez mais na decisão da maioria dos turistas, segundo um relatório de 2023 da Booking. Tendo em conta este cenário, a organização European Best Destinations (EBD) divulgou o seu ranking dos Melhores Destinos Sustentáveis da Europa para 2025.
“Com os viajantes à procura cada vez mais de experiências ecológicas, os principais destinos sustentáveis da Europa exemplificam o compromisso com o desenvolvimento responsável e a proteção ambiental,” explica a EBD.
“Estes sítios priorizam a natureza, a energia renovável e o apoio às comunidades locais através de uma economia verde. Situados em paisagens preservadas, oferecem oportunidades únicas de interação com o meio ambiente, seja através da observação de vida selvagem, apreciação da culinária local, exploração de ricas tradições culturais ou descobertas de plantas raras, ecossistemas marinhos e outras aventuras que respeitam o meio ambiente, garantindo que prosperem para as futuras gerações”, acrescenta a organização.
Confira a seguir os 10 destinos de viagem mais sustentáveis na Europa, segundo a EBD.
1. Açores, Portugal
No coração do Atlântico, o arquipélago dos Açores, composto por nove ilhas, é conhecido pelo compromisso com o turismo ecológico. A região oferece atividades diversificadas, como trilhas por paisagens vulcânicas, mergulho em águas profundas e a possibilidade de nadar em fontes termais naturais.
“Vulcões, vinhedos e ecossistemas preservados aguardam descobertas, sempre acompanhados da hospitalidade dos habitantes das ilhas, conhecidos por sua profunda conexão com a terra e herança marítima”, escreve a EBD.
2. Ilhas Faroé, Dinamarca
Localizadas entre a Escócia e a Islândia, no Atlântico Nordeste, as Ilhas Faroé, ou “ilhas das ovelhas”, são um território autónomo da Dinamarca. Com uma área total de 1.400 hectares e uma população de 50 mil habitantes, o arquipélago é um refúgio para amantes da natureza. São 18 ilhas montanhosas e vários ilhéus e recifes – os principais são Streymoy, Eysturoy, Vágar, Suduroy, Sandoy, Bordoy e Svínoy.
Conhecidas pelas suas paisagens vulcânicas e atividades ecológicas como observação de pássaros e trilhas, as ilhas oferecem locais icónicos como Mykines, conhecido como “Paraíso dos Papagaios-do-mar”, e Tindhólmur, semelhante a um dragão adormecido que emerge do mar. O compromisso com a sustentabilidade é uma prioridade.
“Os visitantes também podem saborear a culinária local, tornando a viagem uma imersão num dos ecossistemas mais preservados da Europa”, recomenda a EBD.
3. Islândia
Destino ideal para amantes da natureza e turismo sustentável, a Islândia é famosa pelas suas paisagens “dramáticas, maravilhas vulcânicas, geleiras e géiseres”. Embora destinos como Reykjavik e a Lagoa Azul atraiam muitos turistas, a vasta natureza do país oferece paz e serenidade para os mais aventureiros.
Para uma experiência verdadeiramente sustentável, explore as regiões menos conhecidas da Islândia, faça caminhadas, observe a erupção de géiseres ou relaxe em fontes termais escondidas, apoiando as iniciativas de sustentabilidade do país ao optar por hotéis e restaurantes ecológicos.
4. Ilhas Lofoten, Noruega
Uma aventura sustentável é o que proporcionam as Ilhas Lofoten, arquipélago norueguês conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes. No inverno, são um paraíso nevado e, no verão, oferecem 24 horas de sol.
Os principais pontos incluem montanhas, como o pico Svolværgeita e o Monte Himmeltindan, além de fiordes árticos, praias de areia branca e aldeias pesqueiras coloridas, como Henningsvær.
5. Uitdam, Países Baixos
Uitdam é uma vila na província holandesa da Holanda do Norte, que faz parte município de Waterland. A apenas 12 km de Amesterdão, esta faixa de terra parece flutuar nas águas do Lago IJsselmeer, o maior lago do país.
Com a sua beleza natural preservada, Uitdam oferece um refúgio sereno em espaços verdes protegidos, onde é possível observar a flora e fauna locais. A EBD recomenda especialmente os meses de abril, maio e junho para explorar a vila de bicicleta, incluindo uma visita a Edam, famosa pelo seu queijo, e aos moinhos de vento de Volendam.
6. Zillertal, Tirol, Áustria
7. Gozo, Malta
8. Ilhas Skellig Michael, Irlanda
9. Montanhas Tatra, Polónia
10. Ilha de Skye, Escócia