O novo método de encontrar soluções criativas para os seus problemas, segundo Harvard

Vários estudos realizados em Harvard mostram que, através de um método específico, há uma maneira mais fácil de solucionar problemas de forma criativa.
O que faria numa sexta-feira à tarde se, antes de sair do escritório e fosse descansar, lhe pedissem para resolver dois problemas de maneira criativa? As opções seriam: dedicar a primeira metade do tempo a tentar resolver o primeiro problema e a segunda metade a resolver o segundo, alternando entre ambos em intervalos preestabelecidos ou saltar entre um e o outro à sua vontade. A maior parte das pessoas inclinar-se-ia para esta última opção, por ser um método que dá autonomia e a flexibilidade.
Técnicas para intensificar a criatividade
No entanto, se o teu objetivo é conseguir soluções criativas, não é este o melhor método. Pelo contrário, a opção de se movimentar entre um problema e o outro em intervalos regulares e preestabelecidos oferece maiores probabilidades de produzir melhores resultados. É esta a conclusão de uma investigação publicada pela universidade de Harvard, na edição de março de “Organizational Behavior and Human Decision Processes”.
Porque é que mudar por capricho não gera os resultados mais criativos?
A razão que apontam no blogue da universidade é que, ao procurarmos uma solução para enfrentarmos este tipo de problemas, costumamos andar às voltas de forma ineficaz em torno das mesmas ideias. Pelo contrário, mudar de forma regular e em tempos predefinidos, ajuda-nos a encontrar novas perspetivas e ângulos diferentes de abordar os obstáculos ou conflitos, permitindo-nos refrescar o pensamento e obter um ponto de vista mais fresco.
Para o demonstrar foram realizadas várias experiências: numa delas, os investigadores sugeriram aleatoriamente aos participantes uma das três estratégias possíveis. Aqueles que receberam instruções de alternar continuamente entre dois problemas a cada período de tempo fixo tiveram significativamente mais possibilidades de encontrar a resposta correta nos dois desafios do que os que repartiam o tempo ao meio ou saltavam entre um e o outro à sua vontade.
Como gerir projetos criativos com sucesso
Outro estudo diferente colocou o foco na criatividade. Os problemas colocados neste estudo não tinham respostas corretas, visto que a investigação pretendia averiguar se os benefícios de dedicar intervalos regulares à resolução dos problemas apareciam noutros mecanismos, como na criação de ideias. A maior parte das pessoas preferiu novamente saltar de uma ideia para outra ao seu capricho e, de novo também, constatou-se que os participantes com instruções de mudar entre uma tarefa e outra num intervalo de tempo fixo obtiveram os resultados mais originais.
O principal problema com o método de “escolher à vontade” é a incapacidade de pensar de maneira diferente, o que gera avanços criativos muito limitados, enquanto que mudar em intervalos preestabelecidos e regulares cria pequenos descansos com muitos benefícios criativos. Diversos estudos sugerem que, por exemplo, classificar elementos de várias categorias – alternando-as – provoca ideias mais inovadoras do que aqueles que se concentram numa e mudam.
As conclusões de todas estas experiências sugerem que a agitação da vida profissional diária poderia facilitar a criatividade se isto nos incitar a nos distanciarmos de uma tarefa e refrescar a nossa mente. A partir de agora, comece a utilizar alarmes para mudar de tarefa, fazendo descansos regulares, especialmente se se sentir bloqueado. Vai ver que começará a verificar resultados imediatos.