Nova edição do Portugal FinLab: candidaturas até 23 de fevereiro

As inscrições para a 5.ª edição do Portugal Finlab estão abertas até dia 23 de fevereiro. Empresas e start-ups podem apresentar projetos e produtos na área de tecnologia e finanças.
Com o objetivo de fomentar o ecossistema das empresas tecnológicas financeiras e ajudar as fintech a terem uma arquitetura que obedeça aos requisitos regulamentares, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançaram mais uma edição do Finlab, o concurso de apoio a start-ups financeiras.
Segundo as três autoridades do setor financeiro, são esperadas candidaturas de start-ups, empresas e incumbentes como bancos e seguradoras tradicionais com projetos ou produtos na área de tecnologia e finanças que podem enviar as suas candidaturas até 23 de fevereiro de 2024.
Com esta iniciativa os reguladores procuram fornecer orientações aos participantes que desenvolvem produtos ou projetos de fintech (de tecnologia relacionada com atividades financeiras como a banca, seguros ou investimento) acerca das formas de operar no sistema regulatório português, lê-se no site da iniciativa.
Uma vez enviadas as candidaturas, os participantes terão que esperar até 12 de março, dia em que são informados se foram selecionados para o Pitch day que terá lugar nos dias 26 e 27 de março.
Dos projetos apresentados serão escolhidos, no máximo, cinco para análise. “Esta análise deverá ser entregue em formato de relatório e as respetivas conclusões poderão ser posteriormente discutidas com as autoridades numa reunião de encerramento com cada participante, por forma a esclarecer eventuais questões adicionais.”, explicam.