Nova Zelândia, Espanha e França no top três do Global Life-Work Balance Index
Sabe quais os países que estão a dar prioridade ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional? A Nova Zelândia lidera o Global Life-Work Balance Index e Portugal surge na 24.ª posição.
Numa análise global a 60 países, com o maior PIB em todo o mundo, o Global Life-Work Balance Index, da Remote, procurou identificar quais são os países que estão a dar mais prioridade ao equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Foram considerados vários fatores relacionados com o trabalho, desde as férias, à doença, à licença de maternidade ou cuidados de saúde.
A importância de contrabalançar estas duas vertentes da vida é cada vez mais uma tendência mundial no universo empresarial, sobretudo a partir do momento em que a pandemia de Covid-19 veio romper com o status quo em vigor. A tendência atual aponta para que todos estejam mais atentos a este equilíbrio, apesar das estatísticas internacionais mostrarem que mais de três quartos dos funcionários sofreram esgotamento nas suas funções atuais, indicador que mostra que ainda há um longo caminho a percorrer em muitos países. Uma relação vida-trabalho bem-sucedida envolve políticas empresariais concretas em que muitos países ainda deixam muito a desejar.
No top dos 10 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão representados diferentes continentes da Oceânia, à Europa e América. No conjunto dos 60 países analisados, Portugal ocupa o 24.º lugar. Consulte a lista completa.
Top 10
- Nova Zelândia
- Espanha
- França
- Austrália
- Dinamarca
- Noruega
- Países Baixos
- Reino Unido
- Canadá
- Brasil
Fonte: Global Life-Work Balance Index