Norte-americana GPS Capital Markets prepara expansão na Europa
A GPS Capital Markets, empresa norte-americana de câmbios empresariais, aliou-se ao fornecedor de infraestruturas open banking NRD Companies para expandir as suas operações na União Europeia.
A GPS Capital Markets recorreu à parceria com a NRD Companies, grupo internacional de consultoria e informação tecnológica especialista em soluções TI para os setores financeiro, governamental e retalhista, para implementar uma plataforma open banking.
A empresa norte-americana, que em 2020 estabeleceu uma subsidiária em Vilnius (Lituânia) obteve recentemente a licença da E-Money Institution (EMI), o que representa uma etapa importante na expansão das suas operações para os mercados da União Europeia (UE), refere o comunicado da empresa.
A escolha da Lituânia ficou a dever-se ao ambiente regulatório favorável para as fintech, bem como aos talentos existentes neste país, que nos últimos anos atraiu dezenas de empresas financeiras mundiais à procura de uma base de operações que facilitasse a entrada no mercado dos serviços financeiros da UE e ajudasse a navegar através de um conjunto de rigorosos requisitos jurídicos e técnicos.
O cumprimento dos requisitos da European Payment Services Directive 2 (PSD2) e a adesão aos requisitos do Banco da Lituânia são fundamentais para o lançamento das operações da empresa.
“Enquanto procurávamos finalizar os nossos esforços de qualificação para uma licença europeia, precisávamos de um parceiro com experiência legal e tecnológica, porque queríamos começar com força desde o início”, explicou Brandon Parke, presidente e CEO da GPS Capital Markets. “A empresas do grupo NRD reuniam esses requisitos e ofereceram uma implementação bancária aberta muito rápida”.