NEST e UNWTO querem reforçar competitividade no turismo

Tornar a indústria do turismo mais resiliente e sustentável é o objetivo da parceria que o NEST e a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas acabam de celebrar.

A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e o NEST (Centro de Inovação do Turismo), celebraram um protocolo de parceria e cooperação nas áreas da inovação e adoção de tecnologias aplicadas ao turismo.

Reforçar a competitividade internacional do turismo nacional é uma das metas deste acordo de cooperação que também espera contribuir para facilitar a retoma deste setor de atividade fortemente afetado pela pandemia. Além disso, o acordo vai fomentar o empreendedorismo, através do incentivo à inovação e pesquisa, como veículos de desenvolvimento económico do turismo em Portugal e a nível global.

“Desta forma, seremos uma entidade com a qual a UNWTO conta para facilitar o caminho dos inovadores/empreendedores. Além de apoiar os seus associados na criação de estruturas que suportem ecossistemas de inovação orientados para o turismo”, explicou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Este protocolo entre as duas entidades faz parte de um conjunto de iniciativas criadas pelo NEST, alinhadas e alicerçadas no Plano Reativar e nas medidas do turismo no âmbito do programa do governo. Vai realçar o talento dos empreendedores, numa escala global, através de atividades de formação e apoio a incubadoras. Nesse sentido, a parceria vai facilitar a visibilidade global das iniciativas criadas pelo NEST, dentro das redes de comunicação global geridas pela UNWTO. Por outro lado, o NEST assegurará a divulgação e apoio aos concursos globais, promovidos pela UNWTO, junto de empreendedores portugueses.

“Este é um reconhecimento do desenvolvimento conseguido, num curto espaço de tempo. E também é fruto da qualidade da produção oriunda do turismo português. Não somos ilhas”, afirmou o diretor executivo do NEST.

Comentários

Artigos Relacionados