Na Bélgica há um restaurante para quem quer testar a sua ideia de negócio

No centro de Bruxelas há um espaço que permite que os empreendedores testem o seu restaurante na vida real antes de lançarem o negócio final. O “Kokotte” faz parte de um projeto designado “Smart Retail City Lab”, um laboratório de ideias para impulsionar o mercado local.

Através do “Kokotte“, uma incubadora que se apresenta como um restaurante ‘pop-up’, os interessados podem candidatar-se e lançar um negócio de restaurante ou cafetaria durante quatro meses, de modo a perceberem quais as dificuldades no terreno e a testarem a rentabilidade do projeto.

O “Kokotte” faz parte de um projeto designado “Smart Retail City Lab”, um laboratório de ideias que desenvolve metodologias e soluções para impulsionar o comércio local, e que foi  criado depois dos atentados em Bruxelas, em 2016. Na altura, as explosões no aeroporto e no metropolitano causaram a morte a 32 pessoas, ferindo centenas e mudando completamente a dinâmica da cidade.

Com o apoio da região de Bruxelas e da Comissão Europeia, desenvolveu-se este projeto, que quis responder à questão “o que temos de fazer para tornar o negócio do retalho mais inteligente nas nossas cidades”.

O restaurante, com uma cozinha profissional, permite que, durante quatro meses, quem se tenha candidatado e tenha sido aprovado possa desenvolver a sua ideia, na vida real e de portas abertas. Com 72 metros quadrados e uma decoração modular, adaptável a cada conceito, mas já com mesas e cadeiras previamente instaladas, os empreendedores têm tudo o que necessitam para começar o seu negócio, além de apoio de mentoria, formação e coaching.

No “Kokotte”, a renda que o ocupante temporário paga é de 800 euros.

Comentários

Artigos Relacionados