Oceanos inspiram concurso de ideias

Incentivar a criação de novos conceitos de negócios ligados à economia do mar é o ponto de partida para o concurso de ideias do projeto PLATICEMAR.

A PLATICEMAR – Plataforma de Consolidação do Setor das TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar, lançou um concurso de ideias como forma de promover o empreendedorismo e a inovação nos modelos de negócio relacionados com setores emergentes da economia do mar. O concurso tem por base a aplicação das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e visa fomentar o desenvolvimento de empresas e start-ups.

As candidaturas ao prémio decorrem até dia 2 de setembro. As candidaturas podem ser individuais ou de equipas até cinco elementos, desde que tenham por objetivo explorar uma ideia de negócio.

Podem ser apresentadas ideias de negócio ainda em fase de conceção, sem plano de negócio desenvolvido e sem empresa constituída à data da inscrição. Serão privilegiadas candidaturas que se foquem nos setores das fileiras das energias marítimas renováveis, exploração do solo marinho e biotecnologia marinha.

Serão selecionadas as cinco melhores ideias de negócio por área geográfica, num total de 25 ideias nacionais. As ideias escolhidas pelo júri do concurso serão admitidas no programa de aceleração de ideias de negócio da respetiva área geográfica, bem como, no programa de mentoria do Projeto PLATICEMAR.

Concluída a fase de mentoria, e no seguimento da passagem da ideia de negócio a start-up, o melhor projeto de cada área geográfica será distinguido com um prémio pecuniário de cinco mil euros.

O projeto PLATICEMAR foi lançado pela Inova-Ria, conjuntamente com o Fórum Oceano, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIF)F, a Nerlei e a Sines Tecnopolo.

Comentários

Artigos Relacionados