LTPlabs quer ajudar investidores a encontrarem os melhores negócios  

Startups Screening Tool é a ferramenta que promete identificar as start-ups mais promissoras. Para isso recorre a Inteligência Artificial Generativa.

A consultora portuguesa LTPlabs desenvolveu uma solução  tecnológica que tem como objetivo transformar o processo de deal sourcing no setor de capital de risco, através da identificação de start-ups promissoras. A nova ferramenta designa-se Startups Screening Tool e recorre a Inteligência Artificial Generativa para amplificar o conhecimento das potenciais start-ups e analisar a sua atratividade em função da tese de investimento das empresas de capital de risco.

Esta solução da LTPlabs permite a extração e caracterização de start-ups a partir de múltiplas fontes de dados, tanto estruturados como não estruturados, como Pitchbook, Crunchbase, newsletters da indústria, sites de eventos e notícias.

Uma vez caracterizadas com dados qualitativos e quantitativos, as start-ups serão analisadas tendo em conta a correspondência com a tese de investimento da empresa de capital de risco em causa, e potencial atratividade com base em critérios previamente definidos, como o crescimento do número de colaboradores, capital levantado na última ronda, entre outros fatores.

Esta abordagem permite amplificar os esforços da equipa de investimento num processo tão crítico como o de deal sourcing e direcionar as mesmas para as start-ups com maior potencial de sucesso.

Numa primeira análise da apresentação e testes desta nova ferramenta junto das equipas de investidores, a LTPlabs revela que a Startups Screening Tool “permite triplicar o número de start-ups analisadas e avaliadas, tornando o processo mais eficiente e eficaz”.

Comentários

Artigos Relacionados