Leia mais e proteja a saúde do seu cérebro para a vida toda
Investigadores da Universidade de Cambridge descobriram em diversos estudos que a leitura está associada a melhor atenção e memória, menos problemas de saúde mental e estilos de vida mais saudáveis. Aproveite os tempos de descanso e leia.
Encontrar pausas para ler um bom livro, seja um clássico em papel ou algo em formato digital, pode ser um bom momento de relax nos dias de trabalho agitados. Mas, mais do que uma atividade agradável, a leitura por prazer pode aportar grande benefícios para a saúde do cérebro e inclusive para diminuir o risco de demência.
Uma avaliação feita por investigadores da Universidade de Cambridge descobriu, através de vários estudos, que o ato de ler reflete-se no reforço da atenção e da memória, assim como em menos problemas de saúde mental e num estilo de vida mais saudável.
Barbara Sahakian, professora de Cambridge e autora principal da referia avaliação, e citada pela Euronews, sublinha que “a leitura é uma ótima maneira de cuidar da saúde do cérebro, desenvolver habilidades cognitivas importantes e aumentar o bem-estar“. Defende que é algo que deve ser incentivado desde cedo, considerando as evidências, cada vez mais consolidadas, dos seus benefícios, principalmente para as crianças. Todavia, lembra, “nunca é tarde para começar, e pode trazer benefícios ao longo de toda a vida e até a velhice”.
Apesar das evidências positivas da leitura, a realidade comprova que as taxas de leitura entre os jovens na Europa têm registado quebras. O recém divulgado relatório PISA (que avalia o conhecimento dos alunos em leitura, matemática e ciências), revela alguma deterioração do desempenho em leitura, justificada por investigadores da OCDE pela redução da leitura recreativa e pelo aumento da distração digital.
No que respeita aos adultos, as pesquisas apontam inúmeros benefícios para este target como a redução do stress. De acordo com os investigadores, as atividades de lazer que estimulam o cérebro estão associadas a um declínio cognitivo mais lento e a um risco menor de demência. Os benefícios podem ser ainda maiores se as pessoas fizerem parte de grupos de leitura ou de clubes do livro, porque ajuda-as a sentirem-se mais conectadas com os outros.
Com o aumento de problemas de saúde mental em todo o mundo, os pesquisadores estão cada vez mais focados nos fatores de estilo de vida que podem contribuir para esse aumento e em como lidar com eles. E a leitura enquadra-se nessa categoria como um “fator de proteção acessível e de baixo custo ao longo da vida”, frisam. Referem, contudo, que os mecanismos cerebrais pelos quais a leitura produz esses efeitos positivos ainda não são totalmente compreendidos e que, por isso, é um tema que necessita de mais pesquisa. Ainda assim, consideram que a leitura pode ser uma estratégia prática para apoiar a saúde cerebral, o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar.








