Investors Portugal distingue players do ecossistema empreendedor nacional

3.ª edição do Investors Dinner

CellmABS Biopharmaceuticals, Shilling Capital Partners, Powerdot e Rui Falcão foram distinguidos com um Investors Portugal Award.

A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal, reuniu ontem, em Lisboa, mais de 100 investidores e outros players do ecossistema empreendedor tecnológico na 3.ª edição do Investors Dinner, um evento anual de debate e análise do ecossistema nacional. Ocasião aproveitada também para promover e reconhecer a atividade e os players desta indústria, e distinguir as referências do ecossistema empreendedor nacional em 2023 com um Investors Portugal Award. E os contemplados foram a CellmABS Biopharmaceuticals, a Shilling Capital Partners, a Powerdot, e o business angel Rui Falcão.

A CellmABS Biopharmaceuticals, empresa biotecnológica especializada no tratamento de doenças graves como o cancro, e que surgiu em 2019 como uma spin-off da Universidade Nova de Lisboa, recebeu o prémio “Investment of the Year 2023”, no seguimento da aquisição da sua propriedade intelectual pela alemã BioNTech SE por um valor que poderá ultrapassar a barreira dos mil milhões de euros.

Com mais de uma década de atividade, a Shilling Capital Partners foi premiada com o “Early Stage Investor of the Year 2023”, depois de investir mais de 13 milhões de euros em sete projetos durante o ano passado. A sociedade de capital de risco em early stage já investiu em mais de 60 empresas desde a sua fundação em 2011.

Fundada em 2018 com a missão de acelerar a mobilidade sustentável, a Powerdot, empresa que recentemente obteve um financiamento de 100 milhões de euros da Antin Infrastructure Partners e do Grupo Arié, conquistou o “ESG Award of the Year 2023” pelo seu trabalho na implementação de soluções de carregamento simples e eficientes disponíveis para veículos elétricos, facilitando e incentivando a transição para transportes individuais mais amigos do ambiente.

Por sua vez, Rui Falcão, cofundador e sócio-gerente da COREangels e REDangels, recebeu o prémio “Angel of the Year” atribuído pela primeira vez este ano para reconhecer um business angel individual com impacto relevante no ecossistema através da sua atividade junto das start-ups participadas.

Na ocasião, Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, frisou que “o Investors Dinner é um momento de debate e partilha que visa celebrar o ecossistema da inovação no país, e os prémios atribuídos pretendem promover a excelência do setor, dar a conhecer exemplos inspiradores e fomentar o potencial e dinamismo nacional”.

Comentários

Artigos Relacionados