Procurar ideias que impulsionem a criação de novas soluções tecnológicas no ecossistema da saúde foi o desafio e o ponto de partida da “GBattle”, uma iniciativa da Inov by Glintt para estudantes, mas que também reuniu diversos profissionais em palestras temáticas.

Um grupo de jovens do Instituto Superior Técnico criou um software para ajudar os hospitais a melhorar o seu planeamento cirúrgico e a dinâmica hospitalar e acabaram de vencer o “GBattle“, um projeto dirigido a estudantes promovido pela Inov (o hub de inovação da Glintt), e que põe em “confronto” faculdades, procurando ideias que melhorem de forma sustentável a vida das pessoas, e que possam levar à criação de um modelo de negócio no ecossistema da saúde.

A MedicMetrics (que reúne os estudantes Luísa Costa, Catarina Martins, Teresa Marcelino, Maria Raimundo e Maria Jacinto), pretende melhorar, entre outros aspetos, a estimativa de tempos cirúrgicos, facilitando a comunicação entre os profissionais de saúde e tendo um melhor controlo da ocupação dos espaços em tempo real. O projeto foi premiado com 1500 euros.

Este ano, o “GBattle”, que foi inteiramente virtual, envolveu 25 grupos e 86 alunos. Participaram ainda no pitch nove finalistas. A saber: HealthFlow, da Nova de Lisboa- NOVA SBE e Nova IMS; App “On my Healthy” – Get Healthy On Time, da Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica do Porto; EasyMed, da Universidade de Coimbra; WorldMedConnected, do Instituto Superior Técnico; CARENOTES, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; MedBot – O seu assistente de saúde a qualquer hora, em qualquer lugar, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; DeepPsy – Building a new paradigm in mental health, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa; MEDINOV, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; POLAR by iLearning, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

A “batalha” colocou à prova o nível de inovação e criatividade dos estudantes, promovendo-se o espírito de equipa e o empreendedorismo em Portugal.

Palestras analisam atualidade
A par da competição que decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, a iniciativa da Inov by Glintt envolveu ainda realização de um conjunto de palestras, no dia 13, que reuniu profissionais de diversos setores de atuação, para falarem de temas como “O amanhã da saúde”, “Como as tecnológicas retêm talento”, Retrospetiva do sucesso”, “A nova era da inovação | Tendências do futuro”, “Guerra de talentos” ou “Empreendedorismo e desenvolvimento pessoal”.

Entre os oradores estiveram nomes como Miguel Coelho (Lenovo), João Borrego (Oracle), Pedro Gomes (Talkdesk), David Faustino (Nexllence), Susana Castro Marques (Pfizer), Ricardo Mexia (ANMSP),
João Figueiredo (SCMP), Carlos Diniz (O meu dentista), Ana Teresa Freitas (HeartGenetics),
Pedro Santos Martins (Inokem), Miguel Gonçalves (Spark Agency), Patrícia Valente (ANF), e Fred Canto e Castro, (Seekers Club), entre muitos outros.

Comentários