Início Investimentos

Investimentos

Entrevista/ “Investir como business angel não é um sprint, é uma maratona”

Um exit em 104 dias e outro ao fim de sete anos. Em entrevista, Janne Jormalainen, presidente da EBAN, explica como duas start-ups tão diferentes, a Whiteboard e a Loupedeck, alcançaram exits de sucesso e o papel decisivo que os business angels desempenham em cada etapa do percurso.

“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”

Planear a sucessão antes de ser urgente: aumenta o valor, baixa o stress e protege a cultura. “Temos tempo.” O fundador tinha sessenta e oito anos, uma empresa saudável, clientes leais e dois filhos a viver no estrangeiro. À sua frente, o advogado de sempre e um calendário em branco.

Entrevista/ “Lembrem-se de que nem tudo na robótica se transforma em ouro”

A EBAN tem reunido algumas das mais emblemáticas histórias de sucesso dos business angels da sua rede e a Universal Robots é um desses casos. Enrico Krog Iversen, ex-CEO e partner da empresa, e uma das primeiras pessoas envolvidas na Universal Robots, fala sobre a jornada que foi "construir" o projeto e como este evoluiu.

Entrevista/ “A literacia financeira é um motor direto da inovação e do empreendedorismo”

"A falta de literacia financeira pode manifestar-se de diferentes formas e comprometer a trajetória de uma start-up", alerta Tomás Penaguião, Partner da Bynd Venture Capital. Em entrevista, enumera os problemas mais frequentes, ao nível da expertise financeira, no relacionamento entre capital de risco e empreendedores.

Entrevista/ “O legado deve funcionar como bússola, não como âncora”

Filipe Bergaña, fundador da Audaz Capital, quer "dar continuidade a negócios que já provaram o seu valor ao longo dos anos". Com mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiros internacionais e uma herança familiar de várias gerações de empresários, acredita que é possível preservar o legado de negócios sólidos, combinando continuidade e profissionalização, sem sacrificar cultura e identidade.