Inglesa VAKT cria centro de desenvolvimento em Portugal
A start-up inglesa VAKT anunciou ontem que vai entrar no mercado português com a criação de um centro de desenvolvimento tecnológico.
A plataforma de commodities post-trade baseada na tecnologia blockchain vai criar um centro de desenvolvimento tecnológico no nosso país, para o qual prevê contratar 60 profissionais de tecnologia, revelou a start-up em comunicado. O centro deverá estar completamente operacional até ao final de setembro e vai receber equipas multidisciplinares de gestão de projeto, analistas de negócio, developers, infraestrutura e equipa de suporte.
Recém empossado no cargo de CEO da VAKT, Etienne Amic (um ex-JPMorgan e Mercuria Energy Trading), explicou que a decisão de criar em Portugal o centro de competências teve como “base critérios relevantes como o recrutamento e atração de talento, o ambiente educacional e de inovação, e o mindset do país para o empreendedorismo. Portugal é um país com start-ups de sucesso que são hoje empresas globais, e acreditamos que fizemos a escolha certa ao vir para junto do talento, inovação e empreendedorismo português”.
Criada em 2018, no Reino Unido, a VAKT encontra-se num processo de transição da equipa de desenvolvimento, que atualmente é feita através de parceiros, para a realização de todas as atividades de desenvolvimento in house. Assim, a partir de agora, parte dessas capacidades ficarão alocadas ao novo centro de competências em Portugal. Esta start-up é financiada e apoiada por alguns dos principais grupos mundiais petrolíferos, da área de trading e da banca, entre os quais a BP, Shell, ING, ABN Amro e Equinor.