Horizon 47 ganha Prémio Nacional Indústrias Criativas

Um cadeirão equipado com sistema de som foi a ideia vencedora do Prémio Nacional de Indústrias Criativas. Agora, o projeto vai representar Portugal no Creative Business Cup.
O Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves, que este ano reuniu 164 candidaturas, das quais saíram 10 finalistas, divulgou ontem o vencedor da 10.ª edição do concurso.
A escolha recaiu sobre o projeto apresentado pela Horizon 47, na categoria de Arquitetura e Artes Visuais, e que consiste num cadeirão com sistema de som integrado, de forma invisível, que permite ao utilizador usufruir de uma experiência completamente diferenciadora e otimizada à sua medida. Além disso, apresenta-se como uma peça de mobiliário inovadora e tecnológica.
No próximo mês de novembro, a Horizon 47 vai representar Portugal na Creative Business Cup em Copenhaga, Dinamarca, naquela que é considerada uma das maiores competições internacionais de indústrias criativas.
Coube à Guava Shoes levar para casa o 2.º lugar do concurso. Esta marca de calçado 100% portuguesa alia o fabrico de sapatos à mão, com o uso de tecnologia com impressão 3D e moldes da indústria automóvel. O 3.º lugar foi atribuído ao Quarteto Contratempus, na categoria Música e Artes do Espetáculo, com um projeto que potencia o cruzamento entre as artes de palco convencionais e as tecnologias multimédia interativas, recorrendo a dispositivos wearable em que a cenografia e o som são manipulados pelos artistas em palco.
Os vencedores receberam prémios pecuniários no valor de 15 mil euros, 7 mil euros e 3 mil euros, respetivamente, para o primeiro, segundo e terceiro lugares.
A celebrar 10 anos, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves tem apoiado o talento nacional, ajudando a alavancar empresas que são hoje reconhecidas no mercado pelo seu sucesso. Até à data, esta competição já recebeu 2156 candidaturas e apoiou de forma sustentada mais de 80 projetos.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem na Fundação de Serralves, no Porto, durante o Super Bock CLAB – Laboratório Criativo, um evento anual dedicado à criatividade e ao empreendedorismo que materializa a ligação do Super Bock Group ao setor das Indústrias Criativas.