Há uma nova plataforma para quem quer entrar no mercado de trabalho ou mudar de carreira

A myMentor foi desenvolvida pela Associação Better Future e disponibiliza gratuitamente conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento de competências de empregabilidade e gestão de carreira.

Foi lançada uma nova plataforma, a myMentor, que pretende auxiliar na pesquisa de emprego, na preparação para o mercado de trabalho, na atualização de competências e na mudança de rumo profissional. Destina-se principalmente a quem pretende aceder ao mercado de trabalho, desempregados, pessoas com trabalho precário e baixas qualificações ou pessoas que queiram evoluir ou mudar o rumo da sua carreira.

Desenvolvida pela Associação Better Future e assente em quatro pilares – profissões, competências, formação e mercado de trabalho -, a myMentor apresenta “ferramentas para informação, capacitação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira, destacando‐se particularmente a análise de tendências futuras de procura/oferta de emprego, a incorporação de algoritmos de inteligência artificial, através de uma ferramenta online que atualiza diariamente as ofertas de trabalho e a associação de competências a percursos de qualificação”, explica a promotora em comunicado.

Segundo Associação Better Future, “em Portugal quase 50% dos adultos não participou em atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) no último ano e as competências digitais que têm são básicas. Além disso, os principais relatórios nacionais e internacionais apontam que 40% dos empregos serão automatizados até 2030 e 54% dos trabalhadores precisarão de participar em atividades de ALV. Perspectiva-se que 15% dos trabalhadores em Portugal terão de mudar ou atualizar-se para permanecer empregado”.

Neste sentido, a myMentor disponibiliza a descrição de cerca de 3 mil profissões, incluindo as respetivas competências e conhecimentos associados, informação detalhada sobre mais de 10 mil competências e uma base de dados com mais de 10 mil cursos associados a competências, selecionados a partir de várias entidades formadoras e plataformas de cursos online.

A plataforma prevê um sistema de alertas por e-mail sobre os temas definidos pelo utilizador (por exemplo formação) ou sobre novas oportunidades de emprego compatíveis com o seu perfil.

Este projeto conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Santander e da Câmara Municipal de Cascais, e com a parceria do Instituto de Emprego Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Comentários

Artigos Relacionados