Há uma nova parede de escalada em Lisboa que contou com financiamento verde

A Escala25, que se apresenta como o primeiro ginásio de escalada desportiva ao ar livre, localiza-se na Ponte 25 de abril e obteve 25 mil euros em três dias através da GoParity, plataforma de financiamento colaborativo para projetos de impacto.

O projeto Escala25 foi projetado pela PITON Adventure para o desenvolvimento de aventuras urbanas centradas na revitalização e na reutilização de espaços urbanos fora de uso.

Em novembro de 2021, Patrick Mills, fundador da PITON Adventure, ia a pé para casa quando passou por dois dos pilares que sustentam a ponte Ponte 25 de Abril de Lisboa. Mills, escalador e empresário no turismo de aventura e hospitalidade, questionou-se sobre como estes pilares poderiam ser reaproveitados para a comunidade. Foi, assim, que imaginou uma parede de escalada ao ar livre, inspirando-se na nova trend deste desporto na cidade.

Pouco tempo depois uniu a equipa que tornou este sonho numa realidade, todos amantes da escalada e especialistas nas áreas do desporto, do lazer, da gestão turística e de negócios.

Para tornar a escalada um desporto inclusivo para todos, a Escala 25 lançou uma campanha de financiamento colaborativo aberta à sociedade civil através da GoParity, a plataforma portuguesa de finanças verdes que une uma comunidade de investidores a projetos de impacto social, ambiental e económico que procuram investimento para arrancar os seus projetos inovadores. A campanha, de 25 mil euros, lançada na manhã de dia 17 de junho ficou totalmente reservada no mesmo dia à tarde. O financiamento foi emprestado por 454 investidores individuais.

“Queríamos oferecer uma solução para integrar este património arquitetónico com a comunidade envolvente e fazê-lo para todos: tanto iniciantes como aqueles que têm muita experiência podem praticar este desporto, em conjunto, num ambiente seguro. Para a nossa equipa, a melhor forma de fazê-lo foi em conjunto com um parceiro com os mesmos valores de impacto e sustentabilidade, neste caso na dinamização de espaços públicos comuns e a reconversão destes espaços para o uso da comunidade”, explica Patrick Mills sobre o porquê de escolher a GoParity para financiar este projeto.

A verba levantada visa desenvolver dois sistemas adicionais de Trublue Autobelay, uma área de aptidão física, habilidade e treino, um Intrepid Centre – espaço informativo para os interessados em aprender mais sobre desportos e atividades de aventura ao ar livre – , uma loja de material de escalada, um lounge e orçamento inicial de três meses para o estabelecimento de rotas de escalada.

Este local conta com paredes de 12 metros de altura, um arco completo, um centro de rochas, uma área de treino, um espaço para eventos, um lounge, entre muitas outras especificidades. Disponibiliza aulas, acampamentos e treino, com rotas definidas por profissionais, como também obstáculos em rochas.

O espaço estará aberto todos os dias da semana, das 10 horas às 20 horas e ao fim de semana das 10 horas às 18 horas. É possível adquirir um passe diário a partir dos 12 euros ou um passe para duas pessoas a partir de 22 euros.

Comentários

Artigos Relacionados