Grupo IKEA investe 1000 milhões em sustentabilidade

O Grupo IKEA anunciou a aplicação de mil milhões de euros para assegurar que as matérias-primas utilizadas nos seus produtos provêm de fontes mais sustentáveis.
O Grupo IKEA anunciou o investimento mil milhões de euros para garantir que, a longo prazo, os seus produtos são provenientes de matérias-primas mais sustentáveis: através de silvicultura, empresas especializadas em reciclagem, ampliação do parque de energias renováveis e desenvolvimento de biomateriais.
Este valor acresce aos 1,5 mil milhões de euros investidos em projetos de energia solar e eólica, levados a cabo desde 2009 e aos 600 milhões de euros também aplicados nesta área, totalizando um compromisso de 3 mil milhões de euros em projetos de sustentabilidade.
“As empresas com um mindset estratégico a longo-prazo, têm a oportunidade de contribuir e beneficiar com o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Guiados pela visão da IKEA, de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, estamos determinados a ter um impacto positivo na vida das pessoas e do planeta” refere Peter Agnefjäll, presidente e CEO da IKEA Group.
Em Portugal, a IKEA vai instalar mais de 10.000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no país – Alfragide, Loures e Matosinhos.
Esta iniciativa representa um investimento superior a 4 milhões de euros e é o maior projeto no país, ao nível de potência energética em coberturas.
Em junho deste ano, a empresa sueca anunciou o investimento adicional de 1 milhão de euros para aplicar a estrutura fotovoltaica na futura loja IKEA Loulé.
O Grupo IKEA tem 163 mil colaboradores, 340 lojas em 28 mercados, 22 pontos de entrega e encomenda, 41 centros comerciais em 15 países e 38 centros de distribuição. Existem mais de 40 lojas IKEA, geridas por franchisados externos ao Grupo IKEA.