Grupo Ageas Portugal divulga relatório de sustentabilidade

O relatório foi lançado ontem e, além de destacar as principais atividades desenvolvidas pelo grupo, revela três ambições de longo prazo.

O Grupo Ageas Portugal acaba de lançar o seu primeiro relatório de sustentabilidade que reflete a importância de cada colaborador e cada parceiro, assim como a dinâmica de iniciativas e a interação entre todos os stakeholders, as ambições do Grupo para o futuro e a identificação de aspetos a melhorar.

Alguns dados apresentados, relativos a 2020, revelam que o grupo fechou o ano com um total de 1.281 colaboradores (711 mulheres e 579 homens) e cerca de 1,9 milhões de clientes (com pelo menos uma apólice em vigor). No computo geral, as iniciativas desenvolvidas contribuíram para que o grupo alcançasse um valor económico direto gerado de 937 milhões de euros e um valor económico direto distribuído de 886 milhões de euros, divulga o relatório.

No que respeita ao apoio à comunidade, os números divulgados apontam para que tenham sido investidos cerca de 645 mil euros e apoiadas 141 instituições. Na vertente ambiental, a Ageas afirma ter diminuído em 44%, as emissões de gases com efeito de estufa, decorrente dos resultados do teletrabalho, mas também da redução de espaços físicos face à preparação da mudança de todos os colaboradores para os dois novos edifícios em 2022.

O relatório destaca ainda, algumas iniciativas desenvolvidas ao longo do tempo, entre as quais o Programa Voz Clara, que pretende clarificar a forma como comunica com os clientes; o “Ori€nta-te”, uma iniciativa da Fundação Ageas que visa familiarizar os jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico com conceitos de literacia financeira; as iniciativas de literacia em saúde promovidas pela Médis; e o serviço PAR para Empresas e PME. Outra iniciativa que marcou o ano de 2020 foi o programa “Olá Amanhã” relativa ao processo de integração da organização para a mudança para os novos edifícios, em Lisboa e no Porto, edifícios esses munidos de tecnologia que permite gerir os consumos de energia, água e produção de resíduos.

O contributo para uma sociedade mais saudável, a promoção da resiliência climática e a inclusão são as três ambições de longo prazo do grupo que continua a apostar na sustentabilidade como o eixo central no seu novo ciclo estratégico.

Ao nível interno, as ambições Ageas estão centradas em ações relacionadas com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, com a pegada ambiental e a cultura interna do grupo. No âmbito externo, o foco está na forma como faz negócio e desenvolve produtos e serviços para dar resposta aos desafios sociais e ambientais em Portugal, na forma como interage com os seus fornecedores e como gere os seus ativos financeiros de forma responsável.

Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, explicou que “este primeiro Relatório de Sustentabilidade é mais um passo em frente no caminho que estamos a trilhar. Pela transparência e melhoria contínua, enquanto forma de prestar contas e de corresponder à confiança que é depositada em nós pelos nossos stakeholders. É também uma das formas para germinar uma mentalidade sustentável, responsável e inclusiva em todas as decisões, sejam elas grandes ou pequenas. Algo que vamos consolidar com a chegada do novo ciclo estratégico, que temos já em preparação”.

Comentários

Artigos Relacionados