Fundação Vasco Vieira de Almeida lança campanha de crowdfunding para aquisição de equipamentos
A Fundação Vasco Vieira de Almeida lançou uma campanha de crowdfunding, através da qual particulares ou empresas podem fazer donativos que revertem na totalidade para a aquisição de equipamento informático.
Há muitos mais alunos sem computadores com acesso à internet do que aquilo que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística. Só nas escolas públicas, 28% dos alunos do ensino básico não tem acesso a este equipamento. Esta é uma das conclusões do inquérito que o Centro de Economia da Educação da Universidade Nova de Lisboa está a realizar junto de professores de escolas públicas e privadas, do 1.º ao 12.º ano.
Para além da falta de computadores, os resultados preliminares mostram também que o ensino à distância tem sido feito essencialmente através do envio de fichas (mais de 80%), só com um terço dos professores a fazer, de facto, videoconferências com os seus alunos. Esta segunda conclusão foi a que mais espantou a equipa de investigação, cujo objetivo, numa primeira fase do estudo, é perceber quais as soluções de ensino a distância que têm sido adotadas no contexto da atual pandemia.
Professores, alunos, encarregados de educação e empresas estão a unir esforços para que o contacto com a escola nunca se interrompa e a aprendizagem possa continuar mesmo em tempos de Covid-19, assegurando a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todos os alunos.
Tendo em conta este cenário e no âmbito da parceria estabelecida com o Student Keep, um projeto integrado no movimento #tech4COVID19, a Fundação Vasco Vieira de Almeida lançou a campanha de crowdfunding LIGA-TE@ESCOLA, para a recolha de equipamentos informáticos a serem disponibilizados a alunos em situação de maior vulnerabilidade.
Até ao momento já foram entregues 516 equipamentos informáticos pelo Student Keep a alunos carenciados, “mas há ainda muitas crianças e jovens que não têm acesso ao ensino à distância”, explica a fundação.
Neste sentido, a campanha de crowdfunding lançada agora tem como objetivo garantir que todos os alunos do ensino público tenham acesso às mesmas oportunidades de integração no novo modelo de ensino à distância.
A campanha de crowdfunding já angariou mais de 1500 euros, mas o objetivo é chegar aos 40 mil euros até ao dia 15 de junho. Os donativos podem ser feitos através de cartão de crédito ou PayPal.