Energia, seguros e embalagens de cartão marcam os negócios do mês

Dentro ou fora de Portugal, os negócios sucedem-se. Este mês destacamos a compra da distribuidora de gás natural Tagusgás pela Galp, o reforço da seguradora do grupo Sonae, a MSD, que adquiriu a Ben’s, no Brasil, e o negócio da International Papel ao comprar a produtora de embalagens de cartão de Ovar.
Galp compra a distribuidora de gás natural Tagusgás
A Galp Gás Natural Distribuição, empresa controlada pela Galp Energia e pela japonesa Marubeni, anunciou ter chegado a acordo para comprar à empresa Gásriba a participação de 58% que esta detém na Tagusgás, uma distribuidora de gás natural na região Centro do país.
A compra da participação de 58% custará à Galp Gás Natural Distribuição o montante de 32 milhões de euros e permitirá a esta empresa do grupo Galp ficar com 99,3% do capital da Tagusgás, uma vez que antes do negócio já detinha uma posição de 41,3%.
A Tagusgás distribui gás natural nos distritos de Santarém e Portalegre, tem uma base regulada de ativos avaliada em 82 milhões de euros e, anualmente, distribui 122 milhões de metros cúbicos de gás natural.
Seguradora do Grupo Sonae compra Ben’s no Brasil
A MDS, multinacional portuguesa líder na consultoria de riscos e seguros, reforçou a sua atividade internacional com a aquisição da Ben’s, consultora de seguros brasileira especialista em benefícios flexíveis, que gere mais de 250 milhões de reais em prémios (57,6 milhões de euros). A compra enquadra-se na estratégia do grupo, que pretende reforçar o portefólio de serviços oferecidos, nomeadamente na área de benefícios flexíveis.
O Grupo MDS, detido pela Sonae e pela brasileira Suzano, anunciou a expansão da presença no Brasil com aquisição da Ben’s. “A consultora de seguros adquirida é uma referência na área de benefícios flexíveis no mercado brasileiro, com prémios geridos superiores a 57 milhões de euros”, diz o comunicado.
Em quatro meses, o grupo comprou duas empresas naquele país, a 838 Soluções e agora a Ben´s. Em 2018, o Grupo MDS adquiriu uma participação na 838 Soluções, empresa tecnológica brasileira pioneira no desenvolvimento de ferramentas para a gestão automatizada de benefícios e benefícios flexíveis, tendo já antes realizado a aquisição de uma participação relevante na portuguesa FlexBen, especialista em benefícios flexíveis.
“O segmento de Employee Benefits representa aproximadamente 40% dos prémios geridos pela MDS em Portugal e 55% no Brasil, e a expectativa é ter um crescimento acelerado com a incorporação da Ben’s”, realça a empresa.
Com mais de 1,5 mil milhões de reais (350 milhões de euros) em prémios sob gestão, a MDS Brasil tem alargado a sua presença no mercado de benefícios, em linha com a estratégia do Grupo.
Gigante norte-americana compra produtora de embalagens de cartão de Ovar
A International Paper firmou a aquisição da fábrica de Ovar, que emprega mais de 100 pessoas, no âmbito da operação de compra da Europac pela DS Smith.
“A International Paper anuncia que concordou em adquirir duas empresas de embalagens localizadas em Portugal (Ovar) e em França (Torigni e Cabourg) da DS Smith, por 63 milhões de euros (71 milhões de dólares)”, lê-se no comunicado enviado pelo grupo norte-americano.
Uma operação cuja conclusão está agora sujeita “às condições habituais de fecho do negócio”, ressalva a mesma fonte, “incluindo as aprovações regulamentares, bem como a consulta do conselho de trabalhadores em França, que está prevista para os próximos seis meses”, sublinha a International Paper.
“A embalagem de cartão ondulado é um negócio essencial para a International Paper e as instalações de Ovar, Torigni e Cabourg vão complementar a nossa rede existente na Península Ibérica e em França Ocidental”, afirma Eric Chartrain, diretor-geral do negócio de embalagens de cartão ondulado da International Paper na Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
A International Paper apresenta-se como “líder global de produtos de embalagens e papel à base de fibras renováveis, com operações de produção localizadas na América do Norte, América Latina, Europa, Norte de África, Índia e Rússia”. Sediado em Memphis, Estado norte-americano do Tennesse, emprega 52 mil pessoas e fechou 2018 com vendas líquidas de 23 mil milhões de dólares (20,3 mil milhões de euros).
A oferta de 1,7 mil milhões de euros da DS Smith para comprar a espanhola Europac foi formalizada em julho deste ano. Já em janeiro passado, o grupo britânico anunciou que a OPA tinha sido bem-sucedida, dando conta que “recebeu uma aceitação que representa 98,8% do capital total de ações da Europac”, pelo que “a condição final da proposta de aquisição da Europac pela DS Smith foi satisfeita”.
Vendida a fábrica de Ovar, a DS Smith fica dona das restantes unidades que eram detidas pela Europac em Portugal, que se situam em Sintra, Leiria, Figueira da Foz, Gondomar e Viana do Castelo.