Empresas espanholas têm acesso a ferramenta que identifica diferenças salariais entre homens e mulheres

A nova ferramenta tem como objetivo identificar as desigualdades salariais entre mulheres e homens, e ajudar as empresas espanholas a cumprir o plano de igualdade.

O Ministério do Trabalho espanhol, em parceria com o Instituto da Mulher espanhol, divulgou recentemente uma ferramenta de avaliação de postos de trabalho e o seu guia de utilização, com o objetivo de identificar e tornar visíveis as diferenças salariais entre mulheres e homens.

Segundo o El País, a ferramenta é gratuita e cumpre o previsto na disposição final do Decreto-Lei Real, de 13 de outubro, sobre a igualdade de remuneração entre mulheres e homens, de fornecer um modelo voluntário de procedimento para realizar a avaliação.

O decreto assinala “a obrigação dos poderes públicos de garantir a eficácia do princípio da igualdade de remuneração por trabalho, não só igual, mas de igual valor” e é precisamente neste último aspeto que incide o instrumento agora apresentado.

A ferramenta foi desenvolvida e acordada numa mesa de diálogo social, na qual participaram o Ministério do Trabalho espanhol, o Instituto da Mulher, as organizações sindicais CC OO e UGT, e as organizações empresariais CEOE e CEPYME de Espanha.

O procedimento de avaliação de cargos agora proposto permite fazer uma estimativa dos requisitos necessários para a realização de cada um dos cargos da empresa, tendo em conta o trabalho executado. Como resultado, é disponibilizada uma pontuação numérica que permite comparar o valor dos diferentes empregos e classificá-los em grupos de empregos de igual valor.

“Torna-se assim numa ferramenta fundamental para combater a discriminação direta e indireta sofrida por muitas mulheres e avançar para a correta aplicação do princípio da igualdade de remuneração por trabalho de igual valor”, reforça o Ministério do Trabalho espanhol.

Comentários

Artigos Relacionados