Empreendedorismo: Confira a lista de universidades e business schools na Europa

Quer complementar a sua veia empreendedora com formação académica? Confira a oferta de 30 universidades e business schools europeias compiladas pela EU-Startups.
Ter aptidões naturais para ser empreendedor e para os negócios é um bom começo para quem quer aventurar-se por conta própria. Contudo, a formação académica é uma ferramenta fundamental para aprender a estruturar conceitos e obter conhecimentos que podem ser decisivos para o sucesso.
Atentas à crescente onda de empreendedores, start-ups e projetos que têm surgido um pouco por todo o lado na Europa, o mundo académico não deixa os seus créditos em mãos alheias e são muitas as universidades e business school europeias que estão a acrescentar o empreendedorismo à sua oferta formativa.
A Eu-Startups listou aquelas que considera as 30 melhores universidades e escolas de negócios de empreendedorismo na Europa. Têm nos seus currículos programas de licenciatura ou de mestrado sobre gestão, negócios ou inovação. Consulte a lista e quem sabe encontra algo à medida das suas necessidades.
Universidade de Cambridge (Reino Unido) – É uma das maiores universidades de investigação do mundo, composta por 31 colégios e mais de 150 departamentos, faculdades, escolas e outras instituições. Além disso, gere um centro de empreendedorismo e oferece um programa de aprendizagem de empreendedorismo para aspirantes a empreendedores. Entre os alumni da universidade estão cofundadores de empresas tecnológicas como a DeepMind, a Improbable e PROWLER.io.
HEC Paris Business School (França) – Especializada em educação e investigação em gestão, oferece uma vasta gama de programas para os líderes do amanhã: Masters Programs, MBA, PhD, HEC Executive MBA, TRIUM Global Executive MBA e programas personalizados. O HEC Paris tem 115 professores, mais de quatro mil alunos e mais de 8.500 gestores e executivos em formação todos os anos. A sua lista de ex-alunos inclui a fundadora do Grupo Leetchi, Céline Lazorthes, e o cofundador do Doctolib Stanislas Niox-Château.
Universidade de Amsterdão (Holanda) – Com cerca de 30 mil estudantes, cinco mil funcionários e um orçamento superior a 600 milhões de euros, esta é uma das maiores universidades da Europa. A Universidade de Amsterdão tem conquistado destaque internacional como universidade de investigação, ganhando uma excelente reputação em investigação socialmente relevante. Tem programas de MBA e outros relacionados com negócios, assim como um programa de Mestrado em “Empreendedorismo”. A lista de ex-alunos inclui cofundadores de start-ups como a Virtuagym e a Lepaya.
Imperial College London (Reino Unido) – É frequentemente classificada como uma das 10 melhores universidades do mundo e foca-se exclusivamente na ciência, medicina, engenharia e negócios. Esta escola tem como missão reunir pessoas, disciplinas, indústrias e setores para resolver grandes problemas de engenharia, liderar a revolução de dados e melhorar a saúde e o bem-estar. A universidade dispõe de um mestrado em “Inovação, Empreendedorismo e Gestão”.
WHU – Otto Beisheim School of Management (Alemanha) – Esta business school, presente em Vallendar/Koblenz e em Düsseldorf, é financiada, maioritariamente por privados. O seu prestígio na Alemanha está consolidado e é presença assídua entre as melhores da Europa. O seu portefólio de cursos incluiu um Mestrado em Gestão e Mestrado Finanças, um MBA a tempo inteiro e outro a tempo parcial e ainda um programa Executivo Kellogg-WHU. A lista de ex-alunos da WHU inclui o fundador da Rocket Internet, Oliver Samwer, e o cofundador da Zalando, Robert Gentz.
IESE Business School (Espanha) – Esta escola de negócios está instalada em Barcelona. O IESE está preparado para ajudar os alunos a tirarem o melhor de si para que através da sua liderança empresarial possam mudar o mundo. A mentalidade empreendedora é transmitida através de todo o currículo dos programas do IESE. Cerca de 30% dos seus alunos iniciam um negócio no prazo de cinco anos após a graduação. Ex-alunos receberam mais de mil milhões de euros em financiamento
London Business School (Reino Unido) – Está consistentemente classificada no top 10 mundial e é amplamente reconhecida como um centro de investigação excecional. Além do seu MBA a tempo inteiro, a esta escola oferece programas de educação executiva premiados em todo o mundo. Com presença em Londres, Nova Iorque, Hong Kong e Dubai, a London Business School está bem posicionada para preparar estudantes de mais de 130 países com as ferramentas necessárias para os ambientes de negócios de hoje. Disponibiliza ainda programas de empreendedorismo como “The Entrepreneurial Edge”, gere um “Instituto de Inovação e Empreendedorismo”, e tem ainda o seu próprio “LBS Entrepreneurship Club.
IE Business School (Espanha) – Dedicada a formar líderes empresariais através de programas baseados em valores fundamentais de foco global, espírito empreendedor e uma abordagem humanista, tem um corpo docente internacional de 500 pessoas e uma população estudantil composto por mais de 90 nacionalidades. Os estudantes internacionais de MBA do IE podem escolher entre um dos quatro laboratórios que fornecem material relevante e prático que não é comummente encontrado num currículo de MBA. O Startup Lab, por exemplo, transporta os alunos para uma atmosfera semelhante a uma incubadora que serve de preparação para o IE Venture Lab ou um catalisador para o lançamento empresa no pós-graduação.
Cranfield (Reino Unido) – É uma universidade exclusivamente para pós-graduados, que cria líderes em tecnologia e gestão. Instalada em Bedford centra-se nem temas especializados que vão do aeroespacial, à defesa e segurança, energia e energia, ambiente e agroalimentar, fabrico, sistemas de transporte e água. A Cranfield School of Management é um dos líderes mundiais em educação e investigação de gestão. Oferece um programa de Mestrado em Gestão e Empreendedorismo, um espaço de coworking de incubação, bem como cursos de desenvolvimento de competências empresariais e eventos para o empreendedorismo.
ESMT Berlin (Alemanha) – É uma das escolas de negócios mais bem classificadas da Europa. Fundada por 25 empresas globais líderes, a ESMT oferece programas de mestrado, MBA e Doutoramento, bem como educação executiva no seu campus em Berlim, em localizações de todo o mundo, e num formato online híbrido. Foca-se na liderança, inovação e analítica, e publica pesquisas de destaque em revistas académicas de topo. O programa de Mestrado em Gestão (MIM) da escola também proporciona uma especialização em “Empreendedorismo & Inovação”. Além disso, a escola internacional de negócios gere um Instituto de Gestão e Finanças Empresariais, bem como um ESMT Berlin Entrepreneurship Club.
Esade (Espanha)
Technical University Berlin (Alemanha)
INSEAD (França)
ESCP Business School (França)
Technical University Munich (Alemanha)
EU Business School (Espanha)
Delft University of Technology (Holanda)
Harbour.Space University (Espanha)
University of Oxford (Reino Unido)
Copenhagen Business School (Dinamarca)
KTH Royal Institute of Technology (Suécia)
Erasmus University Rotterdam (Holanda)
Vlerick (Bélgica)
Trinity College / Business School (Irlanda)
Politecnico di Milano (Itália)
The University of Manchester (Reino Unido)
Lund University (Suécia)
University of Edinburgh (Escócia)
The University of Groningen (Holanda)
Jönköping University (Suécia)