Bain Capital levanta 4.35 mil milhões para novo megafundo europeu
Os projetos europeus vão agora poder contar com um novo megafundo de mais de 4.35 mil milhões de euros levado a cabo pela Bain Capital.
A Bain Capital, uma firma de investimento privado que tem aproximadamente 80 mil milhões de euros em ativos sob gestão, vai entrar no mercado europeu com um novo fundo de 4,35 mil milhões de euros. A notícia foi avançada pela Bloomberg.
Este é o quinto fundo levantado pela Bain Capital para investir em projetos inseridos em território europeu e é o maior de sempre, ultrapassando o valor do último fundo europeu em 25%.
O fecho deste novo fundo dá continuidade ao levantamento de capital intensivo levado a cabo pela Bain Capital, que inclui um fundo de oito mil milhões de euros para apostar em projetos norte-americanos (fechado em setembro), e um fundo dedicado exclusivamente às ciências da vida no valor de 612 milhões de euros (fechado em maio de 2017).
Do vasto portefólio de projetos que receberam investimentos da Bain Capital, é de salientar a aquisição da fabricante de chips da Toshiba, a Toshiba Memory. Este negócio foi fechado no início de junho com um valor que ficou acima dos 15.3 mil milhões de euros. Foi feito com o objetivo de potenciar a exploração de possíveis fusões e aquisições de outros fabricantes de chips.
Do lado menos positivo desde portefólio, destaque para o investimento feito no Toys R Us, que foi conduzido em conjunto com o KKR – outro conhecido fundo de investimentos. No total, foram investidos mais de 5.5 mil milhões de euros na antiga empresa de retalho de brinquedos.
Este novo fundo, que se tornou agora num dos maiores da Europa, vem mostrar o contínuo interesse das entidades internacionais nas start-ups europeias. Neste sentido, é de referir o fundo de 16 mil milhões de euros da CVC Capital Partners que foi fechado o ano passado e que é o maior da história recente das firmas de capital privado europeias.