Demium Capital lança fundo para investir em start-ups da Europa do Leste

O novo fundo foi lançado com um encerramento inicial de 7-9 milhões de euros em julho e aguarda um segundo encerramento de 30-40 milhões de euros em setembro. Destina-se a projetos na fase pre seed e seed em países como a Ucrânia, Polónia, República Checa, Hungria e Roménia.

A gestora de venture capital Demium Capital (anteriormente conhecida como Think Bigger Capital) anunciou o lançamento de um novo fundo que irá investir em start-ups high-tech da Europa do Leste, na fase pre seed e seed. O Demium Central Europe Talent Fund I FCRE pretende apoiar e promover o talento nesta região europeia e contribuir para o seu crescimento económico e expansão, explica a empresa em comunicado.

A Demium Capital tem experiência em atrair e em investir em talentos em países como a Polónia e a Ucrânia desde 2019, onde tem os seus próprios centros de incubação de projetos. A empresa conta já com 12 start-ups investidas com o seu primeiro fundo Think Bigger Fund I.

“Com o nosso primeiro fundo já investimos em empresas europeias, mas este novo fundo será exclusivamente dedicado à promoção da inovação na Europa de Leste. Queremos mostrar o nosso empenho no desenvolvimento económico de países como a Ucrânia, Polónia, República Checa, Hungria e Roménia, e esperamos oferecer aos nossos investidores um retorno acima do mercado, explorando o nosso posicionamento e vantagem competitiva na região”, explica Diogo Patão, diretor de programas da Demium, na mesma nota de imprensa.

O fundo Demium Central Europe Talent Fund I FCRE lança com um primeiro fecho em julho deste ano, com um compromisso de 2 milhões de euros e um objetivo de 7-9 milhões de euros para acelerar o seu impacto na região. Com este primeiro fecho, a Demium Capital elevará os seus ativos sob gestão para pelo menos 62 milhões de euros. Posteriormente, está previsto um segundo encerramento para setembro, com um objetivo de 30-40 milhões de euros.

“O nosso objetivo é lançar um fundo pan-europeu em 2023 que continuará a nossa estratégia de investimento em regiões da Europa toda, ajudando as startups a realizar o potencial. E este fundo que estamos a lançar hoje fará parte desse projeto”, explica Monte Davis, CEO de Demium.

A Demium Capital, que foi criada em Junho de 2020, já investiu 13,8 milhões de euros em 112 start-ups (16 portuguesas e 96 de outros países europeus).

Desde a invasão russa da Ucrânia, a empresa mobilizou-se para que os empresários que estavam a incubar os seus projetos nos seus escritórios em Kiev pudessem deixar o país e continuar o seu desenvolvimento. Atualmente 32 equipas ucranianas continuam o seu programa de incubação, das quais 18 mudaram-se para a sua sede em Varsóvia, oito foram para Barcelona e as seis restantes estão ainda na Ucrânia e estão a ser monitorizadas online.

O Demium também acelerou a abertura de operações em Praga, onde recentemente abriu um novo centro, e está a avaliar a possibilidade de abrir outros em Budapeste e Bucareste num futuro próximo.

Comentários

Artigos Relacionados