A J-UNK é uma marca de calçado que utiliza mangueiras danificadas em incêndios. Está na plataforma Indiegogo para arrecadar fundos para avançar com a produção e a comercialização.

Reutilizar as mangueiras danificadas usadas pelos bombeiros no combate a incêndios é a base de trabalho da marca de calçado J-UNK, uma marca “made in Portugal”, concretamente na região do Porto.

O fator distintivo do calçado produzido por esta marca criada em 2020 reside no facto de ter como matéria prima as mangueiras de combate a incêndio danificadas. Com o lema “Compre menos, mas melhor”, a marca incorpora os conceitos de Slow Fashion, sendo essencial que os produtos sejam de qualidade e elevada durabilidade pois só assim será possível comprar menos vezes e usar menos recursos em benefício do ambiente.

Depois da criação dos modelos, a marca quer agora avançar para a produção e comercialização, e para tal está a realizar  uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo. Aqui cada pessoa poderá contribuir para o crescimento do projeto que incide numa forte componente ética, social e ambiental. A campanha está a decorrer até ao final de janeiro de tem como meta atingir os 20 mil euros.

A preocupação ambiental é intrínseca a todo o projeto e começa na reutilização das mangueiras de combate aos incêndios danificadas, um produto que de outra forma acabariam no lixo e que através da reutilização ganham um novo ciclo de vida.

As peles de curtimenta vegetal, um método que usa extratos vegetais, mais ecológico porque não utiliza metais pesados, têm a garantia de ser um subproduto natural da indústria alimentar. Os forros de Biocouro são biodegradáveis em 15 dias e oferecem ainda vantagens ao nível da saúde.

A J-UNK aposta em cada detalhe e todos os modelos são fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fábricas familiares com valores de integridade, transparência e fabricação responsável. A vertente solidária da J-UNK é outra das suas características uma vez que em cada compra contribui com uma doação a favor de associações humanitárias de bombeiros voluntários.

Os modelos de calçado têm um design inspirado nos movimentos e cultura hipster e punk e são apresentados numa gama de modelos sem género, onde todos os modelos e todas as cores são para serem usados por todas as pessoas.

Comentários