São três as associações que vão beneficiar da campanha Giving Tuesday, uma iniciativa mundial a que a eSolidar se juntou. O crowdfunding decorre até 13 de dezembro.

A eSolidar, plataforma de impacto social, juntou-se ao movimento mundial Giving Tuesday e criou a sua própria campanha solidária local para ajudar organizações sociais a conseguirem fundos para as suas causas. Assim, promoveu uma campanha de crowdfunding que vai apoiar financeiramente três organizações sociais, a saber: Confiar-Associação de Fraternidade Prisional; Associação SOS Voz Amiga; e Associação Novamente.

A Confiar concorreu com a Casa de Saída e o projeto C.A.R.A., um projeto de inclusão e reinserção social de ex-reclusos; a Associação SOS Voz Amiga quer alargar a sua capacidade de resposta junto da população; e o Viver Novamente, que ajuda pessoas com deficiência ou que sofreram um traumatismo crânio-encefálico. Foram escolhidos por um júri formado por Francisca Lencastre, da IES-Social Business School, Rui Botelho, da E3S, Carlos Santos, da Human Power Hub, Diana Silva, da Iris Social, João Vergueiro, da ABCR, e Afonso Borga, do GRACE.

Assim, de 20 de novembro a 13 de dezembro, qualquer pessoa pode aceder à campanha de crowdfunding e fazer a sua doação para ajudar estes projetos. O valor total angariado será repartido de igual forma pelos três projetos vencedores, que desta forma podem conseguir fundos para as suas causas.

Afonso Borga, responsável pelo Voluntariado e Sustentabilidade da GRACE e um dos jurados que ajudou a escolher as instituições que vão beneficiar da campanha de crowdfunding, frisou que  “numa altura com imensos desafios como os que vivemos, que colocam em causa o desenvolvimento da missão social de inúmeras organizações, a campanha promovida pela eSolidar no âmbito do Giving Tuesday representa uma excelente oportunidade de apoiar organizações que, em diversas áreas, dão uma resposta essencial em várias áreas da sociedade, desde a saúde mental à reinserção social. Uma verdadeira corrente de solidariedade!”

Comentários