Fique a conhecer o avião anfíbio desenvolvido por uma start-up norueguesa que promete mudar o universo da aviação ligeira.

A mobilidade tem sido um tema recorrente na nossa rúbrica “Crowdfunding do mês”. Já apresentámos um carro movido a hidrogénio com um modelo de negócio diferente do habitual, uma mota elétrica com um design vintage e até um carro elétrico com painéis solares que permitem recarregar a bateria.

Ao contrário dos anteriores, o veículo que lhe apresentamos hoje, o P2 Xcursion, desenvolvido pela start-up Equator, não só é um híbrido elétrico, como também é anfíbio, deslocando-se tanto no ar, como na água.

O projeto que começou com um trabalho universitário, rapidamente se transformou numa possibilidade de inovar o mercado da aviação ligeira. A necessidade de mercado foi experienciada pelo fundador do projeto, Tomas Broedreskift, que se apercebeu que a tecnologia utilizada nos aviões desta gama estava ultrapassada e não cobria as necessidades da próxima geração de entusiastas pela área.

Foi a partir desta visão que Broedreskift reuniu uma equipa para começar a construir um novo hidroavião – um veículo que foge totalmente do design ultrapassado dos seus “primogénitos” e que está centrado na experiência do utilizador.

O primeiro protótipo foi criado com mais de 30 mil horas de trabalho voluntário por parte dos membros da start-up norueguesa. Para dar lhe continuidade, a Equator procurou levantar 150 mil euros junto da comunidade da Seedrs, uma das plataformas de equity crowdfunding mais conhecidas. O objetivo é investir o dinheiro na oficina, em ferramentas, em pessoal qualificado e em peças para a produção de outros veículos.

A campanha foi bem-sucedida e já ultrapassou os 200 mil euros levantados, com uma avaliação pre-money de 12 milhões de euros. Apesar da meta monetária ter sido ultrapassada, ainda pode continuar a investir no projeto.

Para além de vender o P2 Xcursion aos apreciadores da aviação ligeira, a Equator tem nos seus planos tornar o modelo num drone de transporte, visto que o avião consegue carregar até 230 quilos.

Comentários

Sobre o autor

Avatar