Critical Software lança 2.ª edição do concurso que desafia jovens a tornar Coimbra numa cidade do futuro
Critical Software lança 2.ª edição do Programa Future City Challenge para incentivar jovens a criar projetos inovadores que tenham impacto positivo na cidade de Coimbra. Inscrições estão abertas até final de maio.
Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Future City Challenge, o concurso promovido pelo Fikalab, o laboratório de inovação da Critical Software, empresa especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos. Os candidatos poderão inscrever-se até dia 31 de maio através do formulário.
“Depois do sucesso da primeira edição deste programa, é muito importante para a Critical Software voltar a incentivar os jovens a imaginar o futuro da cidade de Coimbra e querer continuar a inovar. Procuramos ideias que tenham um impacto positivo na comunidade e acreditamos que há muito talento português que quer explorar estas áreas tecnológicas. Com o Fikalab, têm oportunidade de dar liberdade à imaginação e desenvolver estas ideias”, afirma Gonçalo Silva, responsável pelo Fikalab, em comunicado.
O vencedor da solução que demonstrar promover o bem-estar de quem trabalha e vive na cidade, independentemente da área de atuação, será divulgado a 9 de setembro, receberá um prémio no montante de 5 mil euros e terá acesso a três meses de incubação no Nest Collective. As 10 melhores ideias que participarem no concurso receberão um prémio de 250 euros e desenvolverão um protótipo funcional do projeto.
As equipas selecionadas vão desenvolver estes protótipos durante cerca de três meses, fazendo uso da TTN, a rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra.
Os candidatos têm liberdade total para apresentarem os seus projetos, seja de melhoria de qualidade do ar, ruído, monitorização de transportes, entre outros, que sejam inovadores, ajudem a comunidade e sejam exequíveis, explica a Critical Software.
Na primeira edição do concurso, a Luxifer, um projeto de controlo da iluminação pública LED, adaptando-a ao conforto, ao tráfego e à segurança, foi a grande vencedora.