Consórcio europeu Data Market Services abre nova call para start-ups

O Data Market Services abriu uma call para start-ups na área dos dados. As inscrições decorrem até final de maio.
As start-ups de dados podem candidatar-se a uma das 50 vagas da segunda call do projeto Data Market Services, o programa europeu de apoio ao desenvolvimento e expansão de start-ups e PME. As candidaturas começaram ontem e podem ser efetuadas até 31 de maio. A start-ups que vierem a ser selecionadas terão acesso a serviços de apoio ao desenvolvimento e aceleração do negócio proporcionados pelas entidades europeias envolvidas no consórcio Data Market Services.
Este projeto foi lançado em janeiro do ano passado por oito parceiros europeus, entre os quais a portuguesa Bright Pixel, com o objetivo de apoiar projetos europeus numa fase early-stage e com uma forte componente de dados.
Até agora o programa já apoiou 50 start-ups, durante seis meses, período durante o qual decorreram 30 webinares, três cursos de Data Skills e quatro programas de mobilidade, que envolveram as start-ups em diferentes ecossistemas e várias iniciativas de mentoring. Até 2021, o Data Market Services tem como objetivo total apoiar 150 empresas.
Os projetos selecionados irão usufruir de um conjunto de serviços de apoio ao negócio como, por exemplo, identificação e encontro com potenciais investidores; programas de aceleração e incubação; participação em eventos de referência, mentoria e formação em propriedade intelectual; ou questões legais, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados, entre outros.
Também a Bright Pixel, como parte deste consórcio, irá ajudar as equipas na relação com os atuais e potenciais investidores, na criação do plano de negócios e em questões relacionadas com o crescimento da empresa. Além disso, disponibiliza espaço no escritório em Lisboa para start-ups europeias que queiram explorar o mercado português.