Conheça a start-up que está prestes a tornar-se na mais valiosa no mundo

Empresa chinesa fundada em 2012 deve conquistar uma avaliação de mais de 75 mil milhões de dólares, um valor que ultrapassa o da Uber Technologies, segundo a CB Insights.

A Bytedance, fundada em 2012 pelo chinês Zhang Yiming, está prestes a ultrapassar a marca dos 75 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros) em avaliação de valor de mercado e com isso tornar-se na start-up mais valiosa do mundo.

De acordo com a Bloomberg, a empresa surgiu da ideia de desenvolver uma aplicação de inteligência artificial que agregasse notícias. Rapidamente a Bytedance conquistou uma avaliação positiva, fruto de uma experiência na Internet que transita entre as gigantes Google e Facebook.

Atualmente, a aplicação de leitura de notícias utiliza tecnologias de data mining e de recomendação para analisar dados das contas de redes sociais dos utilizadores e hábitos de leitura individuais. A empresa disponibiliza informações personalizadas e relevantes, com sugestões que respondam às necessidades e preferências específicas de cada utilizador.

Yiming construiu a Bytedance sem receber dinheiro de nenhum dos gigantes da Internet na China: Alibaba Group Holding Ltd. e Tencent.

De acordo com a  CB Insights, a Bytedance possui atualmente 11 investidores, entre eles a General Atlantic e a Sequoia. A previsão da CB Insigths de que, em breve, a Bytedance terá uma avaliação de mais de 75 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros) é apoiada pela entrada recente do SoftBank Group na sua lista de investidores. O grupo planeia um investimento de cerca de 1,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 1,3 mil milhões de euros) na empresa de Yiming.

“O problema predominante na Internet da China é que o aumento do número de utilizadores e o tempo que cada um despende online tem desacelerado abruptamente. A situação está a tornar-se num jogo de tudo ou nada e os custos para adquirir utilizadores e conquistar o seu tempo está a aumentar”, disse Jerry Liu, analista do UBS, à Bloomberg.

A  Bytedance foi considerada um dos 263 unicórnios num estudo da CB Insights realizado em agosto e foi também destacada este ano como uma das empresas mais inovadoras do mundo pelo site Fast Company.

Comentários

Artigos Relacionados