Banco Português de Fomento lança dois novos programas de 400 milhões de apoio às start-ups

O Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal e o Programa de Venture Capital destinam-se a pequenas e médias empresas emergentes e de grande crescimento, conhecidas como start-ups e scaleups.

O Banco Português de Fomento (BPF) está a aceitar candidaturas para apoio à capitalização de empresas ao abrigo de dois novos programas de ajuda financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência. São 200 milhões de euros para o Programa de Venture Capital e mais 200 milhões para o Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, ambos focados em apoiar primariamente as pequenas e médias empresas (PME) emergentes e de enorme crescimento (vulgo start-ups e scaleups).

As fichas de produto publicadas no site do BPF indicam que, no caso do Programa de Venture Capital (PVC), o prazo de candidatura inicial termina no fim do dia 14 de fevereiro, e, no caso do Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, decorrem até ao final de 2023, “caso os fundos não esgotem até lá”.

“​Serão aceites perguntas por escrito, para o e-mail fdcr@bpfomento.pt até ao dia 24 de janeiro de 2023. As respostas às várias questões recebidas serão publicadas no site, para consulta de todos, até ao dia 31 de janeiro de 2023″, lê-se no site do BPF.

Comum aos dois programas é a regra que limita a 70% a participação do Fundo de Capitalização e Resiliência, nos investimentos que vierem a ser selecionados. Os restantes 30%, no mínimo, terão de vir de coinvestidores privados.

Tanto o PVC, que vai selecionar intermediários financeiros (sociedades de capital de risco) para gerir fundos de investimento que vão apoiar as empresas selecionadas, como o Programa de Coinvestimento, em que o BPF e privados selecionam diretamente as empresas a apoiar e investem diretamente, vão focar-se em empresas jovens, embora as regras constantes dos respetivos avisos dão uma certa margem de manobra.

Com o lançamento destes dois novos programas, o Fundo de Capitalização e Resiliência passa a financiar quatro programas, num montante global de 1.300 milhões de euros: o Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, lançado com uma dotação de 200 milhões de euros; o Programa de Venture Capital, lançado com uma dotação de 200 milhões de euros; o Programa de Recapitalização Estratégica, lançado com uma dotação de até 400 milhões de euros; e o Programa Consolidar, com uma dotação de até 500 milhões de euros.

Tendo por objetivo apresentar os novos programas de investimento, o BPF organiza um Webinar no próximo dia 30 de janeiro, às 11h00. Esta sessão – limitada aos primeiros 500 participantes inscritos – é livre e gratuita, mediante inscrição prévia.
Comentários

Artigos Relacionados