Opinião
Como business angel, agora é a altura de investir

Vamos refletir sobre o último ano para formular algumas conclusões e previsões para 2023. Desde o início do Angel Observer, há um ano (sim, o AO tem agora um ano), esta publicação tem acompanhado e reportado sobre o investimento business angels europeus.
Vamos examinar como a nossa comunidade se saiu em 2022 e o que ter em mente para a nossa próxima viagem à volta do sol.
2022 provou ser um ano extremamente desafiante. Toda a Europa é afetada pela guerra, pelo aumento do custo de vida, pelas consequências das alterações climáticas, pela agitação política e por outras questões infelizes que podem ser acrescentadas a esta lista deprimente. A invasão russa da Ucrânia provocou um início sombrio em 2022 que não podia deixar a comunidade de business angels indiferente.
A EBAN reagiu de imediato denunciando as ações da Rússia, e movimentamo-nos para estabelecer a página “EBAN Stands with Ukraine“, como um hub para a comunidade investidora de business angels se unir e oferecer apoio onde fosse necessário. Congratulamo-nos com a resposta global das start-ups da União Europeia e das comunidades de business angels.
De acordo com os relatórios da indústria, EIF, Crunchbase e AFME, esta circunstância, conjuntamente com a recuperação pós-pandemia, está a começar a abrandar a atividade dos business angels. Mais recentemente, a Atomico apresentou o seu relatório “State of European Tech” onde afirmou que as taxas de juro, a inflação, a geopolítica e o sentimento do mercado de capitais têm surgido como características determinantes do último ano.
O nível sem precedentes da atividade de investimento em 2021 (mais 90% como se nota no EBAN Statistics Compendium) continuou em 2022. No final do primeiro trimestre, os níveis de investimento estavam efetivamente a registar um aumento de cerca de 52% em relação a 2021. Mesmo no final do primeiro semestre do ano, em junho, o capital total investido era ainda cerca de 4% mais do que em igual período do ano anterior. O frenesim de investimento de 18 meses, no entanto, começou a acalmar em julho.
Os níveis de investimento mensal diminuíram para níveis vistos pela última vez em 2018, ou seja, aproximadamente de 3 a 5 mil milhões de dólares, todos os meses desde agosto e setembro, quando o verdadeiro colapso começou. Como resultado, o investimento total no terceiro trimestre de 2022 foi inferior em 40% ao correspondente trimestre de 2021, de acordo com os resultados do relatório “State of European Tech”. Prevemos que a atividade de investimento de business angels, em geral, irá sofrer um modesto declínio ao longo do ano de 2022.
A boa notícia é que a situação só pode melhorar daqui para a frente com desafios tão grandes para a comunidade de business angels. A situação atual leva-nos a pensar na expressão “quando os tempos são duros, os duros vão avançando”. Devido ao atual clima económico, várias empresas mais inovadoras e disruptivas surgirão nos próximos meses. Portanto, como business angel, agora é a altura de investir, e ser um investidor nos próximos anos será muito lucrativo e gratificante.
A comunidade de usiness angels na Europa está atualmente a trabalhar em questões importantes, incluindo a transferência de deep tech e de tecnologia, o investimento de impacto, o investimento transfronteiriço e o envolvimento das mulheres no investimento. Estas parecem ser as questões importantes em que os business angels da União Europeia também se concentrarão durante 2023.
O EBAN está empenhado em resolver problemas não resolvidos, como o avanço do investimento de impacto através de investigação e da nossa próxima EBAN Impact Summit, a promoção da igualdade de género no ecossistema de start-ups e investimentos com o nosso manifesto, e a promoção de investimentos transfronteiriços através de eventos em numerosas cidades europeias, como a próxima edição do Congresso Anual na Grécia, o EAIS de 2023 em Bruxelas, e muitos outros.
*Janne Jormalainen, presidente da EBAN, juntamente com os membros do board da EBAN faz uma retrospetiva de 2022. Este artigo é uma adaptação da versão inglesa, publicada no final do ano passado, no site oficial da EBAN.
Nota: O presente artigo foi publicado pela primeira vez no EBAN’s Angel Observer. Este artigo faz parte da parceria entre a EBAN e o Link To Leaders, e que consiste na publicação regular de artigos de opinião de alguns dos mais prestigiados membros da Associação Europeia de Business Angels.