Cleantech Camp procura de projetos na área das energias limpas

A Cleantech Camp procura projetos em fase embrionária, ou ideias de negócio, que queiram empreender no setor das energias limpas. As inscrições terminam no domingo.

O objetivo é apoiar ideias e projetos na área das energias limpas de forma a transformá-las em realidades empresariais. Através da iniciativa ScaleUp Porto, a InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a Câmara Municipal do Porto e o UPTEC ( Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), esperam poder contar com propostas de negócio até ao próximo dia 18 de fevereiro (domingo).

O programa realizar-se-á entre 13 de março e 21 de junho. É dirigido a qualquer empreendedor com uma ideia ou com um projeto em fase embrionária que queira inovar no setor das energias limpas.

Depois de analisadas as candidaturas serão escolhidos um máximo de 15 projetos, que podem inserir-se numa das seguintes áreas:

  • IoT e energia potenciada pela inteligência artificial;
  • Eficiência energética;
  • Smart cities;
  • Energias renováveis;
  • Mobilidade sustentável;
  • Redes elétricas inteligentes;
  • Cibersegurança e blockchain aplicado ao setor da energia.

Tanto os custos de viagem, como os de alojamento, são assegurados pela organização do concurso e os participantes vão poder usufruir de um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC. Para além disto, a Gas Natural Fenosa vai disponibilizar o Innovation Hub para a realização de workshops.

Os prémios pecuniários para os três primeiros lugares vão ser de 20, 10 e cinco mil euros, respetivamente. Todos os participantes do Cleantech Camp ficam aptos a receber investimentos do programa da InnoEnergy, que poderão ascender até 500 mil euros.

Os projetos que ficarem em primeiro e segundo lugar vão receber ainda, entre outras coisas, apoios de mentores num total de 16 horas para trabalhar na análise do conceito e aprovação do modelo de negócio. O grande vencedor terá ajuda na procura de financiamento público para o seu projeto.

Para o business creation officer da InnoEnergy Iberia, Josep-Miquel Torregrosa, “depois de mais de seis anos a acelerar e investir em start-ups e PMEs do setor da energia e das tecnologias limpas, usamos a nossa experiência e tudo o que aprendemos, para desenhar um programa que contém formação e sessões de trabalho necessárias para que qualquer empreendedor possa validar e lançar um novo produto ou serviço no mercado”.

Comentários

Artigos Relacionados