Católica-Lisbon lança cátedra em empreendedorismo social
Sob a responsabilidade do professor Filipe Santos, a cátedra em Empreendedorismo Social da Católica-Lisbon vai focar-se nos desafios de crescimento dos projetos de impacto social e na inovação em modelos de financiamento.
O empreendedorismo social – processo de desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas negligenciados da sociedade – é uma área em crescimento a nível mundial, recebendo particular interesse das novas gerações que procuram cada vez mais aliar os negócios ao impacto positivo na sociedade.
Foi a pensar nisto que a Católica-Lisbon School of Business & Economics lançou a cátedra em empreendedorismo social, sob a responsabilidade do professor Filipe Santos, líder académico internacional nesta área.
De acordo com Filipe Santos, “é hoje amplamente reconhecido que a promoção da inovação social é essencial para a prosperidade da nossa sociedade e a promoção de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo. Promover a inovação social é empoderar os cidadãos para, de forma descentralizada, construírem soluções novas e eficazes para os problemas da sociedade, envolvendo nesse processo as entidades da economia social, as empresas e os Estado, em processos de cooperação intersectorial. Esta cátedra irá desenvolver as bases de conhecimento e as ferramentas pedagógicas que ajudem a desenvolver um verdadeiro ecossistema de apoio à inovação social, afirmando Portugal como uma base atrativa para empreendedores sociais e um país líder na inovação social”.
A investigação no âmbito desta cátedra irá focar-se nos desafios de crescimento dos projetos de impacto e na inovação em modelos de financiamento, criando bases científicas e práticas para um modelo de capitalismo que promova o impacto e a inclusão social.
Será também aprofundado o tema das parcerias intersectoriais, em particular como as empresas podem aprofundar a sua área de inovação social e como as fundações desenvolvem atividades de investimento social e filantropia de impacto.
A cátedra foi lançada ontem, num evento que pretendeu “não só partilhar a atividade e iniciativas futuras da cátedra em empreendedorismo social, como também dar visibilidade a projetos de inovação social de referência mundial desenvolvidos por docentes da Católica-Lisbon, como é o caso do Patient Innovation (projeto reconhecido pelas Nações Unidas), e de projetos criados por alumni e alunos da Escola, como o Girl Move e o Católica Move”, referiram.