Business angels brasileiros investiram 205 milhões de euros em 2017

Este valor, que cresceu 16% face a 2016, parece ter sido conseguido devido a duas alterações na legislação brasileira.
Os business angels brasileiros estão cada vez mais ativos no apoio às start-ups. A divulgação foi feita na semana passada pelos Anjos do Brasil durante um congresso de investidores.
Segundo noticiaram os órgãos de comunicação brasileiros, Cássio Spina, presidente dos Anjos do Brasil, afirmou que em 2017 os investimentos atingiram os 206 milhões de euros (984 milhões de reais) – um aumento de 16% face a 2016.
Em média, cada business angel investiu cerca de 27 mil euros (130 mil reais) em start-ups durante o ano passado. No entanto, como noticia a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, apesar de ser um valor alto para a realidade brasileira, está longe de atingir os números praticados nos Estados Unidos, onde as start-ups costumam receber cerca de 72 mil euros (82 mil dólares) por investidor anjo.
O presidente dos Anjos do Brasil afirmou que este crescimento aconteceu devido a dois fatores: a redução da taxa de juro e a aprovação de uma lei que dá maior segurança jurídica aos investidores (que já não têm de se responsabilizar pelo projeto caso este não seja bem-sucedido).
De acordo com os números apresentações por esta associação de business angels, há cerca de 7600 investidores deste género a atuar no Brasil. No entanto, apenas 10% são mulheres – uma situação que está a ser alterada um pouco por todo o mundo.