BiG e IFD divulgam oportunidades de financiamento aos empresários
A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e BiG (Banco de Investimento Global) vão apresentar novas alternativas de financiamento para PME, a Norte do país, concretamente em Barcelos, na ACIB.
Em destaque estará o Capitalizer, uma solução digital do BIG que capacita as Pequenas Médias Empresas (PME) a acederem a capital junto de parceiros e investidores profissionais, incluindo private equities, grupos empresariais, fundos de investimento ou family offices.
Como explicou Bruno Caixeirinho, diretor de Corporate Finance do BiG, “o Capitalizer é a resposta do BiG a um objetivo de muitas PME nacionais: a angariação de capital. Queremos apoiar as empresas na sua capitalização e no acesso a investidores profissionais, prestando um serviço de assessoria financeira de forma digital e personalizada.”
A proposta do Capitalizer, que a IFD e o BIG vão levar à Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), passa por democratizar o acesso das PME aos serviços tradicionais de assessoria financeira prestados pela banca de investimento. A equipa Capitalizer apoiará estas empresas em todas as fases do processo de angariação de capital, incluindo serviços de assessoria na preparação de informação, na análise de propostas recebidas ou no decurso das negociações com investidores.
Também Henrique Cruz, presidente executivo da IFD, reforçou que esta é mais uma oportunidade para a instituição que preside apresentar os seus instrumentos financeiros. “Na IFD temos um desafio: falar para os empresários – e é isso que temos vindo a fazer. Despertar nos empresários conhecimento dos instrumentos que temos disponíveis para cada empresa, tendo em conta as suas necessidades”, frisou.
Refira-se que ambas as instituições uniram esforços para divulgar pelo país as novas formas de financiamento para PME. Recorde-se, também, que ainda recentemente a IFD, que assinou um contrato de empréstimo com o CEB para financiar pequenos negócios e empresas recentemente sujeitas a planos de reestruturação de dívida que apresentem perspetivas de viabilidade económica.