Aveiro: start-ups, scaleups e centros de I&D concorrem a prémio global de 120 mil euros

O “Aveiro Tech City Challenges” pretende promover o desenvolvimento de soluções e produtos inovadores em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas, e destina-se a start-ups, scaleups e centros de I&D.

Estão abertas as candidaturas à 1ª edição do “Aveiro Tech City Challenges”, uma iniciativa promovida pelo município de Aveiro que pretende dar a oportunidade a start-ups, scaleups e centros de I&D para desenvolverem e testarem soluções e produtos inovadores em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.

José Ribau Esteves, presidente da autarquia, adianta que “o ‘Aveiro Tech City Challenges’ consiste numa iniciativa de promoção, desenvolvimento de ideias e projetos inovadores que respondam aos desafios urbanos”.

“Cabe-nos enquanto agentes de governação pública lançar e promover políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ecossistemas favoráveis à criação de emprego e que permitam a criação de bens e serviços diferenciadores e capazes de acrescentar valor ao mercado”, sublinha ainda o autarca.

Até ao dia 14 de abril, é possível concorrer ao “Aveiro Tech City Challenges” nas categorias Desafios Urbanos e Aveiro Tech City Living Lab, com vista a atrair projetos que permitam ter uma visão do que serão as cidades do futuro, e que atribuirá um valor global de 120 mil euros.

Nos Desafios Urbanos, os interessados encontram três temáticas, nomeadamente a Gestão de Acessos e Pagamento nas Feiras Municipais, que procura solução tecnológica vocacionada para a gestão do acesso de Feirantes a eventos organizados pela autarquia, integrando solução de controlo de pagamento, a Gestão eficiente de consumos de água em jardins, direcionada para uma solução tecnológica que assegure a otimização dos consumos de água no âmbito de rega de jardins e, por fim, a Monitorização da Eficiência Energética de edifícios públicos.

Já a categoria Aveiro Tech City Living Lab pretende selecionar três projetos que tirem partido da infraestrutura existente em Aveiro para desenvolver projetos na área das Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.

Das candidaturas apresentadas serão pré-selecionados 25 projetos, cinco semifinalistas para cada desafio urbano e 10 semifinalistas na categoria Aveiro Tech City Living Lab, sendo selecionado um vencedor por desafio urbano e três vencedores na segunda categoria. Os seis vencedores têm acesso a um prémio monetário de 20 mil euros cada.

As candidaturas podem ser efetuadas no site da iniciativa até ao dia 14 de abril, data após a qual serão selecionados os projetos semifinalistas. No início de maio serão anunciadas as 25 candidaturas que seguirão para a fase Aveiro Tech City Pitch, agendada para 9 de maio, seguindo-se o evento de kick off e formação para os projetos finalistas. De junho a outubro, decorre a fase de desenvolvimento e teste, estando os demodays previstos para a Aveiro Tech Week 2022, em outubro. O final pitch decorre a 14 de outubro, sendo que até 30 de novembro serão realizados os ensaios finais e a conclusão do desafio.

Comentários

Artigos Relacionados