Peugeot cria business lab para estar mais próxima das start-ups

Para acompanhar e responder ao rápido desenvolvimento de soluções inovadoras no setor automóvel, o Grupo Peugeot-Citroën (PSA) criou o Business Lab com a ajuda do fundo Idinvest.

O grupo francês pôs em marcha no início de outubro um business lab inteiramente dedicado às start-ups. “Para nós, este é a partir de agora o ponto de entrada privilegiado. Queremos alargar a área de contacto entre o grupo PSA e as start-ups “, explicou Anne Laliron, que lidera esta nova estrutura de oito pessoas que reporta a Grégoire Olivier, o novo diretor dos serviços de mobilidade.

A missão? Aproveitar a efervescência que reina na mobilidade, nos veículos autónomos, na fábrica do futuro ou no e-commerce, detetando as boas ideias, testando na prática as mais interessantes e transformando estas experiências em casos reais (dois já estão em andamento), com um contrato de prestação, uma participação no capital, uma aquisição, ou até a criação de uma fábrica ou uma start-up interna.

O Business Lab faz parte da implementação do plano estratégico ‘Push to Pass’, graças ao qual o Grupo PSA pretende ser um fabricante de automóveis reconhecido, assim como um fornecedor de serviços de mobilidade de referência para os seus clientes em todo o mundo.

“Vamos operar com total independência do resto do grupo. É necessário que o Grupo PSA e as start-ups operem em dois mundos diferentes, cada um com o seu ritmo e métodos”, afirma Anne Laliron, que tenciona, no entanto, apoiar-se nas competências dos seus colegas e no fundo Idinvest, no qual o fabricante acaba de investir mais de 10 milhões de euros. “Eles vão especialmente ajudar-nos a captar os jogadores certos entre a multidão, é seu trabalho”, refere a engenheira.

O Business Lab apoia-se em três áreas, nomeadamente o Business Inovação Hub, para detetar inovações de negócios e tecnológicas, favorecendo as interações com os ecossistemas inovadores à escala mundial, e ser o ponto de entrada preferido das start-ups, o Business Factory, para experimentar em tamanho real novas propostas de valor para os clientes, e o Venture Development, para  facilitar o estabelecimento de parcerias com start-ups inovadoras e adquirir participações minoritárias através de fundos de capital de risco ou diretamente.

O fabricante anunciou ainda que também redigiu um contrato-tipo adaptado às start-ups. O Grupo PSA quer, sobretudo, desenvolver internamente com urgência uma espécie de “CRM para jovens empreendedores”.

O PSA, que já investiu em TravelerCar, Koolicar e Communauto, tem ainda 100 milhões para investir em start-ups.

Comentários

Artigos Relacionados