Opinião
As viagens de trabalho voltaram
Agora que as empresas voltaram à atividade normal, diminuíram as conferências por zoom e voltaram as viagens de negócios. Os tempos que vivemos ainda impõem às empresas algumas restrições financeiras e, por isso, mais vale enfrentar uma viagem, sobretudo se for um voo de longa duração em económica com espírito positivo. Transforme o tempo que está dentro do avião numa experiência agradável, seguindo estes conselhos.
Na altura da marcação do bilhete, consulte o site Seatguru para saber quais são os melhores lugares em cada tipo de aeronave. Depois deve fazer o check-in online logo que possível para poder escolher o seu lugar. Atualmente, o lugar já vem atribuído pela companhia aérea e para mudar, paga-se. Mas o preço é compensado pelo conforto acrescido. Nos voos de longa duração, o lugar junto da janela permite fechar a portinhola depois da descolagem, colocar uma almofada por cima e dormir encostado a essa parede até à aterragem. O lugar junto da porta de emergência tem mais espaço para esticar as pernas, mas não pode colocar nada no chão durante as aterragens e as descolagens. Estes lugares estão habitualmente bloqueados para check-in online, mas não custa tentar. Se tiver de ir muitas vezes à casa de banho, escolha antes um lugar de coxia para poder movimentar-se, sem pedir licença ao passageiro do lado ou evitando ter de lhe passar por cima quando este adormece.
É essencial vestir roupa cómoda sem ser desleixada. No verão, vestidos ou túnicas com calças largas e polos e calções. No inverno, roupa larga às camadas, para ir pondo ou tirando conforme muda a temperatura dentro do avião ou dos aeroportos. Não esquecer um casaco de malha comprido para aguentar o ar condicionado e circular confortavelmente pelo avião. Como se deve fazer algum exercício, sempre que for à casa de banho, aproveite para fazer alguns exercícios de alongamento no espaço existente.
Se consegue dormir no avião, peça para não ser incomodado, nem com refeições, nem com vendas e durma até ao destino. Para quem só consegue dormitar por alguns breves períodos, aproveite o entretenimento disponível ou leia um livro de bolso absorvente. Quando chegar ao destino, mal chegue ao quarto do hotel, faça uma sesta para recuperar de forma natural. Se possível não marque nada para o dia da chegada e aproveite esse tempo livre para se ambientar.
Durante o voo, evite bebidas alcoólicas ou gasosas além de comidas gordurosas. Sempre que possível, peça uma ementa de dieta ou sem glúten, acompanhada de água ou sumos. Se a viagem implicar uma escala, vale a pena usar os lounges, que são verdadeiros oásis nos aeroportos internacionais. Quando se é viajante frequente, um bom investimento é ter um cartão de acesso aos lounges em todo o mundo. Os cartões de fidelidade das companhias aéreas nem sempre dão acesso a esses lounges, quando se viaja em económica.
Compre um trolley pequeno de tecido, com várias divisórias e com rodas, que dê para colocar debaixo do assento da frente. Assim não terá de levantar-se para tirar a bagagem de mão do compartimento superior, sempre que precisar de alguma coisa.
Esta é a lista das 10 coisas essenciais que deve ter dentro desse pequeno trolley, nunca excedendo o peso permitido pelas companhias de aviação para a bagagem de mão:
- Num dos compartimentos exteriores, um saco transparente com todos os líquidos e cremes para o poder mostrar nas barreiras do aeroporto. Como o ar condicionado desidrata muito a pele, nunca se esqueça de levar uma água micelar, um creme hidratante para a cara, um creme de mãos e corpo, um bâton do cieiro e uma água de colónia para refrescar o ar e, muitas vezes, para disfarçar o cheiro do passageiro do lado.
- Um portátil com headphones. Descarregue antecipadamente vários filmes para ver durante a viagem, caso o entretenimento a bordo seja mau. Um bom filme ajuda a passar o tempo e a esquecer-se do tempo que falta para chegar. Os headphones ajudam a combater o ruído da cabine.
- Uma garrafa de água grande, comprada no aeroporto. Quando está meia cheia, peça às hospedeiras para a encher. Durante as refeições peça sempre água, para deitar a que sobrar nessa garrafa. Não beba bebidas alcoólicas nem gasosas.
- Uma almofada para o pescoço. A almofada que estiver no assento, ponha na zona dos rins e até pode usar o cobertor dentro do saco de plástico como almofada extra.
- Uma echarpe fina de lã, que serve de manta, de lenço para proteger o pescoço ou de cobertura para a cabeça (dando a indicação às hospedeiras de que não quer ser incomodado). Deve ser de cor escura para ficar às escuras depois de se tapar.
- Um saco pequeno com o seguinte:
a) Meias para poder descalçar-se (guardar os sapatos num saco).
b) Uma venda para os olhos.
c) Tampões para os ouvidos.
d) Escova de dentes, pasta e algodão para desmaquilhar.
e) Lenços de papel e toalhetes.
f) Calçadeira (os pés incham sempre).
g) Esferográfica pequena (para preencher os impressos de emigração). - Uma muda de roupa para o caso de a mala não chegar ao mesmo tempo ao destino.
- Necessaire com maquilhagem para a chegada.
- Telemóvel com carregador.
- Saco com objetos de valor.
Espero que estes conselhos sejam úteis e desejo-lhes excelentes viagens de negócios!








