A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar toda a indústria, até mesmo aquelas atividades que a priori a maioria das pessoas não associa a tecnologia de ponta. Se pensa que todas as empresas que utilizam a IA atuam apenas nas áreas de logística, marketing ou saúde, engana-se.

A receita mundial de IA chegará aos 90 mil milhões de dólares (80,2 mil milhões de euros) até 2025, segundo o Statista. Com um volume de negócio tão elevado, é fácil perceber que qualquer indústria pode usufruir das vantagens da IA. Neste momento, a IA já é essencial em alguns setores de atividade menos óbvios, como a beleza,a  indústria mineira e os serviços ao cliente, avança o Entrepreneur.

1. Beleza e cuidados de pele
Os consumidores desejam sustentabilidade e personalização, e no mercado de beleza a IA está a ajudar as empresas a alcançarem este objetivo . Ao alinhar tons e estilos cosméticos com as caraterísticas específicas de pele dos potenciais consumidores, a IA está a auxiliar o desenvolvimento de produtos de beleza.

Na área da sustentabilidade, as marcas de beleza utilizam o machine learning para gerir a cadeia de abastecimento. A inteligência artificial é a peça central da estratégia de sustentabilidade da Nu Skin, por exemplo. A empresa tem uma parceria com uma start-up agrícola que usa a tecnologia para automatizar a área de produção. “Este processo oferece aos consumidores ingredientes seguros, eficazes e rastreáveis, reduzindo drasticamente os recursos terrestres e hídricos necessários”, afirmou o presidente da Nu Skin, Ryan Napierski.

2. Indústria mineira
Apesar de muitas vezes ser associada a processos de trabalho antiquados e pouco inovadores, a indústria mineira é uma das que mais aproveita as ferramentas modernas. Mais do que picaretas e grutas escuras, a mineração para obter lucro depende de um cuidado equilíbrio de consumo energético, trabalhadores, capital e preços dos minerais no mercado. Através da IA, as empresas de extração mineira podem reduzir os riscos na segurança dos trabalhadores, prever flutuações de preços e melhorar a eficácia operacional.

A IA também pode mostrar às empresas mineiras novas oportunidades de exploração. A GoldSpot Discoveries, uma empresa que desenvolve soluções de IA específicas para este setor, apresentou uma solução à empresa mineira Gran Colombia: uma forma de acelerar os programas de exploração numa das suas minas e ao mesmo tempo reduzir os riscos do projeto. A IA pode tornar a exploração mineira mais lucrativa e também pode mostrar aos céticos que a indústria se preocupa com impactos ambientais.

3.Serviço ao Cliente
Mesmo na era da Inteligência Artificial, as pessoas gostam de conversar umas com outras. No entanto, detestam longos períodos de espera e para minimizar isso várias empresas de atendimento ao cliente estão a começar a usar nos call center sistemas automatizados baseados em IA.

A Helpshift é uma empresa que está a usar sistemas automatizados para processar pagamentos e lidar com pedidos de informações mais comuns. Quando os clientes podem usar assistentes automatizados para responder às suas questões, as empresas podem alocar o capital humano a tarefas mais complicadas, como visitas a domicílio e retenção de clientes.

Comentários